Sondagem apoia vigilância governamental das comunicações nos EUA

Petição com dezenas de milhares de assinaturas solicita à Administração Obama o perdão de Edward Snowden foi entregue à Casa Branca, que revelou a existência de um programa secreto de controlo.

Foto
Programa do Governo norte-americano vigia o que fazem e dizem os utilizadores AFP

A maioria dos norte-americanos inquiridos numa sondagem do Washington Post e do Pew Research Center aprova a recolha dos registos de telecomunicações pelo Governo de Washington para prevenir acções terroristas, mesmo se essa prática viola a privacidade.

De acordo com uma recente sondagem realizada entre quinta-feira e domingo, e publicada nesta terça-feira por aquele diário da capital norte-americana, 56% dos americanos considera “aceitável” o acesso da NSA (Agência Nacional de Segurança, na sigla em inglês) aos registos telefónicos de milhões de americanos sem o conhecimento deles, por razões de segurança e para facilitar as investigações ao terrorismo. Dos inquiridos, 41% considera essa prática “inaceitável”.

Além disso, 45% dos americanos inquiridos dizem que o Governo devia estender o mesmo grau de vigilância à actividade na Internet de todas as pessoas se isso servir para prevenir ataques terroristas, enquanto 52% se opõem a essa monitorização mais abrangente.

A sondagem vem na sequência da revelação, na quinta-feira, da existência de um vasto programa de vigilância interna da NSA. A revelação foi feita por um antigo assistente técnico da CIA e funcionário de uma empresa do sector da defesa, que entretanto se identificou como Edward Snowden, que se encontra em lugar incerto desde que deixou o hotel de Hong-Kong onde estava instalado. A sua intenção é pedir asilo na Islândia.

O fundador da Wikileaks Julian Assange referiu-se nesta terça-feira a Edward Snowden como um “herói” que deve receber asilo político. “Edward Snowden é um herói que informou o público sobre um dos factos mais graves desta década, a saber a formação insidiosa de um estado de vigilância de grande escala”, disse Assange à televisão australiana Sky News a partir da embaixada do Equador em Londres onde permanece exilado. “É agradável ver provas tão fortes e concretas apresentadas publicamente.”

Para Assange, a situação de Snowden é “muito, muito grave”. “Os outros países devem apoiá-lo. Toda a gente deve ir falar com o seu representante político local e pedir-lhe que reclame o asilo político no seu país para Edward Snowden.”

Uma petição entregue na Casa Branca solicita à Administração Obama um perdão por quaisquer crimes relacionados com a fuga de informação sobre programas secretos de vigilância da NSA. O documento tinha recolhido nesta terça-feira de manhã mais de 41 mil assinaturas.

Através do programa revelado por Snowden, a NSA recolhe dados de empresas de telecomunicações como a Verizon e de gigantes tecnológicos como a Microsoft, Apple, Google e Skype e redes sociais como o Facebook, e acede a dados dos  utilizadores.

Para 62% dos americanos, o Governo deve investigar ameaças terroristas, mesmo se para isso tem de violar a privacidade, enquanto 34% continua a dar mais importância à privacidade.

A sondagem para o Washington Post compara ainda a visão que os americanos têm sobre esta questão agora, durante o mandato de um Presidente democrata, com o período anterior à eleição de Barack Obama, e quando era Presidente o republicano George W. Bush.

Comparando com 2006, a importância dada pelos eleitores republicanos à privacidade aumentou de 22 pontos. Inversamente, são agora mais os eleitores democratas a dar prioridade às investigações terroristas – eram 51% em 2006, são hoje 69%.
 
 

Sugerir correcção
Comentar