Líder dos taliban do Paquistão morto num ataque de drone

O FBI mantinha uma recompensa de cinco milhões de dólares para informação que levasse à sua captura.

Foto
Hakimullah Mehsud (à esq.) numa imagem retirada de um vídeo gravado em 2010 Tehrik-i Taliban Pakistan/Reuters

O líder dos taliban do Paquistão, Hakimullah Mehsud, foi morto num ataque com um drone na região do Waziristão do Norte, confirmaram os militantes.

"Comunicamos com grande pesar o martírio do nosso estimado líder num ataque com um drone", disse um porta-voz dos taliban à Reuters.

Hakimullah Mehsud, que tinha 30 anos quando assumiu o comando dos taliban das áreas tribais, em 2009, foi atingido no complexo de Danda Karpa Khel, uma aldeia dos arredores da cidade de Miranshah, a principal localidade da região montanhosa que faz fronteira com o Afeganistão.

De acordo com a Reuters, foram lançados quatro mísseis sobre o local, onde estava agendado um encontro de 25 lideres taliban: os últimos meses foram marcados pela tensão entre os vários comandantes taliban, que têm discordado da forma como são distribuídas as receitas dos raptos e extorsão levadas a cabo pelo grupo.

Segundo a BBC, Hakimullah Mehsud foi responsável pela campanha dos taliban contra colunas da NATO, bem como pela organização de dezenas de atentados com bombistas suicidas. O FBI mantinha uma recompensa de cinco milhões de dólares para informação que levasse à sua captura.

O ataque aconteceu um dia depois de o primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, anunciar a abertura do diálogo com os taliban, e na véspera de uma reunião com uma delegação governamental para discutir o início de negociações de paz.

O Governo não fez saber a sua posição face às exigências dos taliban para participar nas conversações, nomeadamente a libertação de todos os seus prisioneiros e a retirada do Exército paquistanês das áreas tribais.

Sugerir correcção
Comentar