Jornalistas da BBC em greve contra despedimentos

Plano de redução de custos da televisão pública britânica prevê a redução de 2 mil postos de trabalho nos próximos cinco anos.

Foto
Sindicato exige que os trabalhadores que a BBC quer dispensar sejam reintegrados noutros postos de trabalho Luke MacGregor/Reuters

Os jornalistas da BBC deram nesta segunda-feira início a uma greve de 24 horas em protesto contra um plano de despedimentos. É possível que ao longo do dia haja interrupções na transmissão dos programas de informação.

Em causa está o despedimento de 30 trabalhadores da BBC Scotland, do World Service, da Asian Network e do Five Live, que o Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) exige que sejam reintegrados noutros postos de trabalho.

O plano de reestruturação da televisão pública britânica prevê, além de alterações na programação, a redução de mais de mais de 2 mil postos de trabalho nos próximos cinco anos.

“Em vez de garantirem que o processo de reafectação funciona em todas as áreas da BBC, os administradores estão a preparar-se para desperdiçar dinheiros públicos em despedimentos desnecessários e a sacrificar a subsistência de jornalistas experientes e talentosos, ao mesmo tempo que colocam anúncios para outros postos de trabalho”, afirmou a secretária-geral do sindicato, Michelle Stanistreet, citada pelo The Guardian.

Um responsável da BBC fez saber que a administração compreende que as situações de despedimento são “frustrantes e difíceis” mas que ainda assim está decepcionada com a decisão do SNJ de avançar para esta greve. Acrescentou ainda que a BBC está a “trabalhar duramente para garantir que consegue a reafectação dos trabalhadores sempre que possível”.

Stanistreet explicou que os membros do sindicato na BBC estão a “tomar medidas para defender os postos de trabalho e a qualidade do jornalismo” no grupo. E acrescentou: “Estão irritados e frustrados com as más decisões que estão a fazer com que jornalistas sejam obrigados a deixar os seus trabalhos e a comprometer a qualidade do jornalismo e da programação.”

Para os administradores, neste momento a prioridade é “fornecer aos telespectadores e ouvintes os serviços que estavam programados” e ainda é cedo para “especular em eventuais mudanças na programação” ou sobre a possibilidade de os serviços virem a ser afectados.

O SNJ pediu um adiamento do processo em seis meses para haver mais tempo para negociações. Segundo o SNJ, desde 2004 a estação britânica já perdeu 7000l trabalhadores.

Sugerir correcção
Comentar