Jihadistas conquistam três cidades curdas do Iraque

Sinjar, Zumar, Wana e um campo petrolífero na região curda tomadas por combatentes do Estado Islâmico.

Foto
Combates entre forças iraquianas e o EI na província de Diyala, na semana passada Reuters

Combatentes jihadistas do Estado Islâmico (EI) conquistaram, neste domingo, as cidades iraquianas de Sinjar e Wana, a meia centena de quilómetros da fronteira com a Síria.

Foi  a segunda conquista dos jihadistas na região curda neste fim-de-semana, depois da tomada de Zumar. O EI tomou também um campo petrolífero na região.  

"Os peshmergas [combatentes curdos] retiraram de Sinjar, o ISIS entrou na cidade", disse à AFP o dirigente curdo Kheir Sinjari, referindo-se ao EI pela sua antiga designação: Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIS).

"Içaram a sua bandeira nos edifícios governamentais", disse Sinjari, que pertence à União Patriótica do Curdistão (UPK) – um dos principais partidos curdos do Iraque.

A tomada de Sinjari foi confirmada por outros responsáveis curdos. A cidade fica entre a fronteira síria e Mossul, que caiu nas mãos dos jihadistas no início da sua ofensiva, no início de Junho.

Testemunhas citadas pela Reuters disseram que os curdos ofereceram pouca resistência e que muitos residentes fugiram da cidade. Um responsável curdo  disse que pouco depois da conquista, os jihadistas destruíram um pequeno santuário xiita, Sayyeda Zaineb.

Sugerir correcção
Comentar