Israel responde com ataque aéreo a lançamento de rocket de Gaza

Não há feridos. Foi o primeiro ataque do género desde o cessar-fogo acordado no final de Agosto, após uma guerra de 50 dias que matou mais de 2200 pessoas.

Foto
Militante palestiniano, junto a posto militar perto de Khan Yunis, no Sul de Gaza SAID KHATIB/ AFP

Aviões israelitas atacaram na manhã deste sábado um alvo no sul da Faixa de Gaza, horas depois de um rocket ter sido lançado sobre a Israel a partir do território palestiniano.

Foi o primeiro ataque do género desde o cessar-fogo acordado no final de Agosto, após uma guerra de 50 dias. Um porta-voz do ministério da Saúde de Gaza informou que não houve feridos.

As Forças Armadas de Israel informaram que o ataque visou “infra-estruturas do Hamas” – o movimento palestiniano que governa Gaza. Um porta-voz militar assumiu que se tratou de uma resposta ao disparo, na sexta-feira, de um rocket que caiu num descampado no sul de Israel, sem causar vítimas nem danos materiais, informou a polícia israelita.

A guerra do último Verão provocou a morte de 2140 palestinianos e de 73 israelitas.

Responsáveis  egípcios informaram entretanto a AFP que vão reabir no domingo,  por dois dias, a sua fronteira com Gaza, em Rafah, para permitir o regresso de palestinianos que estão no seu território. Será a segunda vez em dois meses.

Rafah é o único ponto de passagem que liga o território palestiniano ao resto do mundo que não é controlado por Israel. A fronteira foi fechada pelo Egipto a 24 de Outubro, após um ataque suicida que causou a morte de 30 soldados egípcios no Norte do Sinai. A península do Sinai  faz fronteira com a Faixa de Gaza.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários