Herdeiros políticos de Haider perdem bastião histórico da Caríntia

Extrema-direita austríaca governava desde 1989 aquele estado regional que vai agora ser liderado pelos sociais-democratas

Foto
Jörg Haider morreu em 2008 num acidente de carro Heinz-Peter Bader/Reuters

A extrema-direita austríaca perdeu para os sociais-democratas a região da Caríntia, o bastião histórico do seu carismático dirigente, Jörg Haider, que morreu em 2008.

Na eleição regional antecipada deste domingo, os primeiros resultados apontam para uma vitória do candidato social-democrata do SPÖ, Peter Kaiser, com 33,9%. O governador cessante do estado regional, Gerhard Dörfler, deverá receber apenas 20,4% dos votos, segundo os números avançados pelo instituto de sondagens ARGE (em 2009 fora eleito com 44,9% dos votos).

Em terceiro lugar surgem os democratas-cristãos do ÖVP, com 17%. Um bom resultado, considerando que o principal dirigente provincial do partido foi condenado a cinco anos e meio de prisão efectiva por crimes de corrupção. Seguem-se os "Verdes", um partido em clara progressão, já que em 2009 tiveram 5,2% dos votos e agora poderão chegar aos 10%. São também de realçar os bons resultados de um recém-chegado ao mundo da política, o milionário eurocéptico austro-canadiano Frank Stronach, que no seu primeiro escrutínio consegue entre 9 e 9,7% dos votos.

A Caríntia era o único dos nove estados regionais governado pela extrema-direita austríaca (agora já sob a bandeira do BZÖ, o partido que Haider formou após cisão com o FPÖ, Partido da Liberdade) e isto desde 1989. A vitória de Dörfler em 2009 foi tanto ou mais surpreendente porque o partido já estava órfão de Haider há um ano, afogava-se em escândalos de corrupção e não tinha ninguém com o carisma do seu histórico líder, morto num acidente de viação.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar