Grexit temporário seria "o melhor caminho" para corte na dívida, insiste Schäuble

Ministro das Finanças alemão garante que o seu governo vai propor ao Parlamento a abertura de negociações com a Grécia "com toda a convicção".

Foto
O ministro alemão saudou a aprovação das propostas pelo Parlamento grego JOHN MACDOUGALL/AFP

Depois de ter lançado a ideia de um "Grexit temporário" durante a dramática reunião do Eurogrupo de sábado passado, o ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, insistiu esta quarta-feira que o melhor para Atenas é uma saída da moeda única por alguns anos, se quiser ver a sua dívida reduzida.

Numa entevista à rádio pública Deutschlandfunk, Schäuble garantiu que o seu governo irá propor ao Parlamento da Alemanha, "com toda a convicção", a abertura das negociações com a Grécia para um novo empréstimo.

O ministro das Finanças alemão saudou a aprovação pelo Parlamento grego, na madrugada desta quarta-feira, das propostas apresentadas à Grécia pelos outros 18 países da zona euro: "Demos mais um passo em frente. E é um passo importante", disse Schäuble.

Apesar de o Fundo Monetário Internacional ter vindo a insistir, nos últimos dias, que a Grécia não tem condições para pagar a dívida, o ministro alemão voltou a afastar qualquer hipótese de um corte no valor total, argumentando que os tratados europeus tornam esse cenário incompatível com a presença na zona euro.

"Mas esse seria talvez o melhor caminho para a Grécia", disse Wolfgang Schäuble, citado pela agência Reuters.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários