Coreia do Norte disparou dois mísseis que caíram no mar

Lançamentos são frequentemente usados para manifestar descontentamento com “provocações” do Sul.

Foto
Mísseis Scud norte-coreanos Lee Jae-Won/ REUTERS-arquivo

A Coreia do Norte disparou, neste domingo, dois mísseis balísticos que caíram no mar, ao largo da sua costa oriental – informou o ministério sul-coreano da Defesa. O episódio ocorreu três dias após uma ocorrência semelhante.

O ministério não precisou o tipo de míssil disparado, mas a agência sul-coreana Yonhap noticiou, citando um responsável militar, que eram mísseis Scud, de curto alcance - cerca de 500 quilómetros.

Na quinta-feira, a Coreia do Sul tinha anunciado a o lançamento pelo Norte de três mísseis, igualmente de curto alcance, também no Mar do Japão.

O acto foi interpretado como uma demonstração de força do regime norte-coreano face à visita a Seul do Presidente chinês, Xi Jinping, nos próximos dias 3 e 4 de Julho. Será a primeira vez em quase duas décadas que um líder chinês visita a Coreia do Sul antes de se deslocar primeira à Coreia do Norte – de que a China é aliado tradicional.

Os disparos de mísseis de curto alcance são frequentemente usados pela Coreia do Norte para marcar o seu descontentamento com o que considera “provocações” do Sul.

Em Março, lançou diversos Scud foram lançados na altura da realização de exercícios militares conjuntos entre as forças armadas de Seul e as dos Estados Unidos.

 

 

Sugerir correcção
Comentar