Coreia do Norte acusa EUA e "marionetas" da Coreia do Sul de lançarem ataque informático

Os principais alvos terão sido os sites da agência noticiosa KCNA e do jornal Rodong Sinmun.

Foto
Soldados sul-coreanos e norte-americanos em operações conjuntas numa base militar no centro de Seul KIM JAE-HWAN/AFP

Os jornais e a agência de notícias oficial da Coreia do Norte terão sido alvo de um "poderoso ataque informático", cuja responsabilidade Pyongyang atribui "aos EUA e ao regime marioneta da Coreia do Sul".

A notícia é avançada também pela agência russa Itar-Tass e pela estação de televisão sul-coreana MBC. De acordo com estas fontes, os principais alvos do ataque foram os sites da agência de notícias KCNA e do jornal Rodong Sinmun.

"Não é segredo para ninguém que os EUA e o regime marioneta da Coreia do Sul estão a reforçar o seu poder cibernético para intensificar as actividades subversivas e as sabotagens contra a República Democrática Popular da Coreia", acusa a agência oficial KCNA, que responsabiliza os dois países pelos "ataques intensivos e persistentes que estão a ser lançados todos os dias contra os servidores" norte-coreanos.

"Estes [ataques] só podem ser interpretados como actos desprezíveis das forças hostis, consternadas pelas medidas duras tomadas pela República Democrática Popular da Coreia", conclui a agência oficial norte-coreana. Os media oficiais da Coreia do Norte sublinham a coincidência dos ataques informáticos com a realização de exercícios militares conjuntos da Coreia do Sul e dos EUA, esta semana.

As autoridades da Coreia do Sul já acusaram várias vezes os vizinhos do Norte de lançarem ataques informáticos contra as suas infra-estruturas informáticas, particularmente direccionadas a aeroportos.
 
 

Sugerir correcção
Comentar