China quebrou tradição de anunciar o seu orçamento para a Defesa

A tensão com o Japão suscita inquietação com um possível aumento do orçamento militar.

Foto
As pequenas ilhas no Mar da China Oriental estão no centro duma disputa entre China e Japão

Esse anúncio é tradicionalmente feito pelo porta-voz da Assembleia Nacional Popular que abre na terça-feira a sua sessão plenária anual. Mas, quando solicitada por um jornalista estrangeiro a fornecer o número esperado, a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e porta-voz da sessão plenária Fu Ying, recusou.

A China anunciou no ano passado um aumento do seu orçamento para 2012, de 11,2% , para os 670,27 mil milhões de yuan (cerca de 82,6 mil milhões de euros). E um novo aumento das despesas militares poderia alimentar inquietações suscitadas pelas ambições de Pequim em colmatar o seu atraso militar relativamente a Washington com armamento cada vez mais sofisticado.  

Tóquio e Pequim não estão de acordo sobre a soberania de um pequeno arquipélago inabitado no mar da China Oriental, zona marítima que pode ser rica em hidrocarbonetos. O conflito tornou-se evidente a partir de Setembro do ano passado, quando o Japão nacionalizou uma parte dessas ilhas. Desde então, as relações sino-japonesas têm estado tensas, com Pequim a enviar regularmente os seus navios e por vezes os seus aviões para perto da zona dos territórios em disputa, e isso apesar das patrulhas das forças armadas nipónicas.
 

Sugerir correcção
Comentar