Explosão em mina de carvão faz 157 mortos na Turquia

Mais de uma centena de pessoas estarão ainda encurraladas na mina.

Fotogaleria
Pai de um mineiro festeja por ver o seu filho fora da mina BULENT KILIC/AFP
Fotogaleria
Mineiro ferido tirado da mina BULENT KILIC/AFP
Fotogaleria
Um mineiro ferido retirado do interior da mina Yilmaz Saripinar/Reuters
Fotogaleria
Familiares choram parentes que morreram no acidente BULENT KILIC/AFP
Fotogaleria
Um mineiro resgatado Reuters

Pelo menos 157 mineiros morreram numa mina de carvão na província turca de Manisa, onde houve uma explosão e um incêndio, avançou o presidente da câmara municipal, Cengiz Ergün, Mais de mais de uma centena permanecerão encurralados na mina.

Um problema eléctrico provocou uma explosão que desencadeou um incêndio e fez desabar parte dos canais que formam a mina. Os mineiros – estavam dentro da mina cerca de 580 pessoas, adianta a versão em inglês do jornal Hürriyet – estavam presos a uns dois quilómetros de profundidade e a quatro quilómetros da entrada. 

O autarca avançou os números à televisão CNN Türk. Os números oficiais, avançados uma hora mais cedo, eram muito mais recuados, embora fossem provisórios: 17 mortos e 11 feridos, tendo sido retiradas do interior da mina 280 pessoas.

 A explosão aconteceu durante uma mudança de turnos. As mortes e ferimentos tinham a ver com queimaduras e asfixia.

“Não quero avançar com nenhum número. A nossa prioridade é chegar aos mineiros debaixo de terra”, disse aos jornalistas em Ancara o ministro da Energia, Taner Yildiz, antes de partir para Manisa, no ocidente da Turquia. “Quatro equipas de socorro estão a trabalhar na mina. O problema é o fogo, mas estamos a enviar oxigénio para as galerias que não foram afectadas pelo desabamento”, disse ainda o ministro.

O primeiro-ministro, Recep Erdogan, cancelou uma viagem oficial à Albânia para se deslocar ao local do acidente

“Estão a bombear oxigénio para a mina, mas o incêndio continua. Dizem que foi uma falha eléctrica, mas é possível que o carvão também esteja a arder”, disse à Reuters Tamer Kucukgencay, presidente do sindicato regional.

O Ministério Turco do Trabalho e da Segurança Social indicou que esta mina tinha sido inspeccionada pela última vez a 17 de Março e que aplicava as normas em vigor. Mas o mineiro Oktay Berrin disse algo diferente à AFP: "Não há segurança nenhuma nesta mina. Os sindicatos são meras marionetas e a administração só pensa em ganhar dineiro".

A BBC escreve que as medidas de segurança nas minas de carvão da Turquia ficam bem atrás das que vigoram na maioria dos países industrializados. O pior desastre mineiro do país aconteceu em 1992, quando 270 mineiros morreram perto de Zonguldak, no mar Negro.

Sugerir correcção
Comentar