Vice-presidente dos EUA troca Portugal pela Polónia

Joe Biden salientou os esforços de países como a Grécia, a Irlanda, a Polónia, a Espanha e a Itália para superarem os seus problemas económicos. A Casa Branca já emendou a mais recente gaffe do vice de Obama.

Foto
O vice-presidente dos EUA esteve na Conferência de Segurança de Munique Thomas Kienzle/AFP

Conhecido pela sua propensão para as gaffes, o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, voltou a escorregar nas palavras. Desta vez, o engano não é motivo de conversa no seu país, mas é notícia em Portugal.

Num discurso proferido na Conferência de Segurança de Munique, no fim-de-semana, Biden abordou a crise na zona euro: "Temos visto recentemente passos positivos para enfrentar a crise na zona euro, com o Banco Central Europeu a comprometer-se a apoiar países dispostos a lançar reformas, com a Grécia, a Irlanda, a Polónia, a Espanha e a Itália a tomarem passos importantes para colocarem as suas economias num caminho mais estimulante", declarou.

Na sala de conferências do Hotel Bayerischer Hof, em Munique, ninguém alertou o vice-presidente dos EUA para o facto de ele ter confundido a Polónia com Portugal, mas o Governo dos EUA admitiu e corrigiu a gaffe na transcrição do discurso, publicada no site da Casa Branca:

 
 
A lista de gaffes de Joe Biden é extensa e não tem dado sinais de abrandar. Antes da troca de Polónia por Portugal, no discurso em Munique, Joe Biden afirmou, no dia 19 de Janeiro, que se sentia orgulhoso por ser Presidente dos EUA:



 

Uma das gaffes mais conhecidas do vice-presidente norte-americano aconteceu em Setembro de 2008, quando pediu ao então senador do estado do Missouri, Chuck Graham, para se levantar. Chuck Graham ficou paraplégico aos 16 anos de idade, na sequência de um acidente de viação.


 
No mês passado, a CNN publicou um vídeo com algumas das gaffes mais marcantes de Joe Biden.

 

 
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar