Barão da droga El Chapo foi detido no México

Era um dos criminosos mais procurados nos Estados Unidos e no México e um dos homens mais poderosos do planeta, ligado ao narcotráfico. Foi detido com vida neste sábado no México.

Foto

Joaquin el Chapo Guzmán, líder do cartel de Sinaloa, foi detido com vida no México pelas autoridades do México e dos Estados Unidos, ficou a saber-se hoje.

El Chapo converteu-se num dos criminosos mais procurados do mundo nos últimos anos. Ligado ao narcotráfico no México, passou de camponês semianalfabeto para a lista da revista Forbes como um dos homens mais poderosos do planeta, com um património estimado em cerca de 3000 milhões de dólares.

Guzmán fundou a sua organização criminosa (também conhecida como cartel do Pacífico ou La Federación) em 1989, quando a detenção do poderoso narcotraficante Miguel Angel Félix Gallardo, provocou a extinção do cartel de Guadalajara. Quer a sua mulher, quer os seus filhos, foram detidos pela polícia em diferentes ocasiões, pela sua relação com as actividades praticadas pelo patriarca da família. O próprio já havia sido preso antes, embora  tenha escapado sempre.

Foi 1993 foi preso na Guatemala e oito anos depois, em 2001, chegou a evadir-se de uma prisão de alta segurança (onde cumpria uma pena de 20 anos), no interior de um camião de lavandaria, o que acabou por contribuir para alimentar a sua lenda, tornando-se num dos narcotraficantes mais conhecidos do mundo. Na altura suspeitou-se que teria sido ajudado pelo pessoal de segurança da prisão, existindo por isso rumores há muitos anos que receberia protecção do Governo.

De acordo com as investigações desenvolvidas ao nível da União Europeia, Canadá e Estados Unidos, a sua organização opera em 48 países. As informações mais recentes sobre o seu paradeiro indicavam que se poderia encontrar nas Honduras ou Argentina. No ano passado, o Governo americano havia assegurado conhecer o seu paradeiro, fazendo acreditar que estaria a preparar uma operação para o deter. Segundo explicou então o Presidente mexicano, Felipe Calderón, o exército e a marinha mexicanas opuseram-se à operação, porque o plano apenas comportava a participação americana.

Talvez por isso a detenção do “Osama Bin Laden do México”, como era conhecido, deu-se na madrugada deste sábado, no hotel de Mazatlán, uma cidade no litoral do México, num esforço conjunto das autoridades americanas com as mexicanas, que o seguiam há semanas. El Chapo, de 56 anos, enfrenta múltiplas acusações nos Estados Unidos, constando da lista dos mais procurados pelo departamento antidrogas do país.

O narcotraficante é dos principais responsáveis pelas rotas de tráfico que cresceram desde 1980, entre a Colômbia e o Arizona, nos Estados Unidos. Segundo a maior parte dos relatos, dominava a logística do transporte aéreo de drogas na região, era astuto na movimentação de cargas e dos seus colaboradores e implacável na utilização de armas, em particular contra os que se atravessassem no seu caminho.

Desde Agosto de 2009 estava acusado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos de ter introduzido no país, entre 1990 e 2008, uma quantidade equivalente a 200 toneladas de cocaína. O departamento do tesouro americano oferecia cinco milhões de dólares de recompensa pela sua captura.

Sugerir correcção
Comentar