Antiga princesa romena detida por gerir negócios de luta de galos

Foto
Hector Retamal/AFP

Uma antiga princesa romena é acusada de gerir um negócio de luta de galos no Oregon, Estados Unidos. Irina Walker, 60 anos, é filha do rei Miguel I, monarca forçado a abdicar do trono em 1947.

A mulher e o marido, John Wesley Walker, um antigo ajudante de xerife, são acusados de organizar pelo menos dez eventos de lutas de galos no Oregon, entre o ano passado e este ano. O casal vive num rancho na cidade de Irrigon.

Segundo a acusação, o casal foi acusado de gerir um negócio de jogo ilegal e de violarem as leis dos direitos dos animais. Outras 16 pessoas foram detidas na mesma operação.

Amanda Marshall, advogada do ministério público do distrito do Oregon, sublinhou, citada pela BBC, que, além de “ser uma prática bárbara, a luta de galos compromete a saúde pública”. Um dos exemplos de crueldade indicados pela acusação foi o de que eram colocadas lâminas nas patas dos galos durante as lutas.

Irina Walker é a terceira filha do rei Miguel I, o último monarca da Roménia. Alguns elementos da família real vivem actualmente na Suíça e outros no Reino Unido. Irina vive nos Estados Unidos.

Em comunicado, o rei “lamentou profundamente” a detenção da filha. “Sua Majestade e a família real esperam que a justiça norte-americana e os tribunais do estado do Oregon esclareçam o mais rapidamente possível o caso”, indica a nota. Miguel I diz ainda esperar que “a presunção de inocência funcione”.

Irina Walker e o marido arriscam uma pena de prisão de cinco anos e o pagamento de uma coima de 187 mil euros.

Sugerir correcção
Comentar