África Austral reúne-se no domingo para discutir Governo de unidade no Zimbabwe

Foto
Philimon Bulawayo/Reuters

A África Austral reúne-se em cimeira no domingo, em Joanesburgo, para tentar encontrar uma saída para o impasse político no Zimbabwe, onde tem sido difícil a constituição de um Governo de unidade nacional, informou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros da África do Sul.

“Continuamos ainda a trabalhar para escolher o local excato” para a Cimeira da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), “mas vai ser no domingo” em Joanesburgo, disse o porta-voz do ministro.

O Zimbabwe está mergulhado numa paralisia política desde a contestada reeleição do Presidente Robert Mugabe, 84 anos, a 27 de Junho.

O chefe do Estado e o líder da oposição, Morgan Tsvangirai, assinaram a meio de Setembro um acordo de partilha do poder, mas depois não conseguiram entender-se sobre a formação de um novo Governo.

Segundo a Amnistia Internacional, mais de 180 pessoas foram mortas e 9000 ficaram feridas durante a violência que se seguiu às eleições gerais de finais de Março, que deram uma derrota histórica ao regime no poder desde a independência do país, em 1980.

Sugerir correcção
Comentar