Adolescente sobrevive a viagem de cinco horas no interior do trem de aterragem de um avião

Entre 1947 e 2012 96 pessoas tentaram viajar dentro das caixas do trem de aterragem onde são recolhidas as rodas dos aviões. Destas, 73 morreram.

Foto
A 12 mil metros de altitude as temperaturas são gélidas AFP

Um adolescente de 16 anos sobreviveu a um voo de cinco horas ao longo do Oceano Pacífico, escondido dentro do compartimento do trem de aterragem de um avião da companhia aérea Hawaiian Airlines, que fazia a rota entre a Califórnia e Muai, no Havai, este domingo.

As autoridades havaianas disseram que foi um "milagre" o rapaz, que não foi identificado, ter sobrevivido praticamente sem oxigénio, a uma altitude de 12 mil metros e com temperaturas a rondar os 60 graus negativos.

O agente especial do FBI Tom Simon disse à agência Associated Press que o rapaz se encontra clinicamente estável e que é “incrível” ele ter sobrevivido. “Ele nem se lembra do voo, esteve inconsciente o tempo quase todo!”. O agente acrescentou ainda que o jovem foi encaminhado para os serviços de protecção de jovens e que não sofrerá qualquer tipo de acusação. As autoridades afirmam que o jovem tinha fugido de casa após uma discussão familiar.

Filmagens do aeroporto de San José, Califórnia, mostram o jovem a saltar as grades para chegar a uma das rodas do voo 45 da Hawaiian Airlines, que se preparava para descolar com destino a Muai.

O rapaz de 16 anos foi encontrado na pista no aeroporto de Kahului, em Maui, sem identificação depois de saltar da roda do avião. A Hawaiian Airlines disse que os seus funcionários repararam que estava um miúdo na pista logo após o avião ter aterrado. O jovem foi imediatamente interceptado pelos seguranças do aeroporto que chamaram então a polícia federal, o FBI.

"A nossa principal preocupação agora é com o bem-estar do jovem. Ele teve muita sorte em ter sobrevivido", disse um porta-voz da companhia aérea.

Há mais alguns casos de “sucesso” de pessoas que sobreviveram também ao viajarem dentro do compartimento do trem de aterragem de aviões, contudo essa percentagem é relativamente pequena.

Em Agosto de 2013 um menino de 13 anos de idade sobreviveu a uma viagem de 35 minutos na Nigéria. Em 2012 um homem morreu ao cair do avião numa rua suburbana de Londres, de um voo vindo de Angola que se preparava para aterrar na capital britânica, diz o The Guardian

Entre 1947 e 2012 foram encontradas 96 pessoas que tentaram viajar utilizando precisamente o mesmo meio. Destas, 73 morreram e 23 sobreviveram, diz a BBC.

Sugerir correcção
Comentar