Detido adolescente americano que matou a tiro os pais e os irmãos

Mais um tiroteio nos EUA. No local dos crime foi encontrada uma semiautomática. Obama reforça apelo a uma mudança de mentalidade.

Foto
No fim-de-semana ocorreram várias manifestações pró-armas como esta em Washington Reuters

Um adolescente matou a tiro os dois pais e três irmãos numa casa em Albuquerque, no estado do Novo México, Estados Unidos, anunciou no domingo à noite o chefe da polícia local, Aaron Williamson.

O crime ocorreu no sábado, especificou Williamson, dizendo desconhecer-se o motivo do tiroteio. O adolescente terá pegado numa arma e disparado sobre a mãe, de 40 anos, e três irmãos, um de nove anos, outro de cinco, e uma de dois. Mais tarde matou o pai, de 51 anos. Depois, foi à igreja. Não é claro como foi detido, mas sabe-se que no interrogatório, o adolescente começou por dizer que tinha disparado as armas mas apenas depois de ver os pais mortos. Teria dito à família da namorada que a família morrera num acidente.

Mas depois de o investigador apontar que a sua versão não fazia sentido, terá confessado que matou os pais. E acrescentou que tinha enviado à namorada uma fotografia da mãe, morta. Justificou-se sublinhando que tinha “problemas de gestão de raiva” que estava “chateado” com a mãe, segundo o Los Angeles Times, que cita o interrogatório.

A mãe e os irmãos foram mortos por volta da meia-noite, e o rapaz terá esperado que o pai chegasse a casa, o que aconteceu por volta das cinco da manhã, que entrasse em casa e que passasse por ele, para o matar.  As primeiras vítimas foram mortas com uma espingarda de calibre .22, o pai foi atingido por uma arma de tipo militar, uma AR-15, o mesmo género de arma usado nos massacres numa escola em Newtown (Connecticut) e num cinema em Aurora (Colorado).<_o3a_p>

Este é o primeiro grande crime com armas de fogo registado depois do Presidente Barack Obama ter anunciado um ambicioso plano para controlar a venda e circulação de armas de fogo nos EUA. A iniciativa Obama (e do vice-presidente Joe Biden) surgiu depois de um massacre numa escola primária em Newtown (na costa Leste), onde 20 crianças de seis e sete anos e seis adultos foram mortos por um atirador que forçou a entrada na escola.

A polícia de Albuquerque revelou não saber se as armas usadas pelo adolescente eram suas, mas dentro da casa foram encontradas várias, entre as quais uma semiautomática militar – o projecto de lei de Obama, que enfrenta a oposição de muitos republicanos mas também de democratas, o partido do Presidente, visa em particular este género de armas numa das suas alíneas.

No discurso semanal ao país, via rádio, Obama pedira no sábado aos americanos que o ajudassem a mudar a mentalidade na nação sobre a posse de armas e para pressionarem os políticos a aprovarem o pacote legislativo.

A poderosa associação das armas (National Rifle Association) anunciou uma guerra à legislação Obama e marcou uma série de manifestações para as próximas semanas.

Notícia corrigida às 15h25, onde se lia "Riffle", lê-se agora "Rifle", e actualizada a 22/01 às 9h15 com a identidade das vítimas e mais informação sobre o caso.

Sugerir correcção
Comentar