Mais de 500 mil na abertura da Jornada Mundial da Juventude no Brasil

Jornadas arrancam no dia em que o Papa Francisco visitará o Santuário Nacional de Aparecida do Norte, em São Paulo.

Fotogaleria
O Papa Francisco vai acompanhar os principais pontos das jornadas mundiais. O evento é apelidado de "Woodstock Católico" AFP PHOTO / TASSO MARCELO
Desenho alusivo às jornadas na areia da praia de Copacabana
Fotogaleria
Desenho alusivo às jornadas na areia da praia de Copacabana GABRIEL BOUYS/AFP
Fotogaleria
Jovens carregam a cruz que em 1984 o Papa João Paulo II entregou à juventude do mundo AFP PHOTO / TASSO MARCELO
Milhares de jovens durante a inauguração das jornadas no Rio de Janeiro
Fotogaleria
Milhares de jovens durante a inauguração das jornadas no Rio de Janeiro TASSO MARCELO/AFP
Fotogaleria
Jovens peregrinos confessam-se no parque Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro AFP PHOTO

A 28.ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi inaugurada na noite de terça-feira no Rio de Janeiro com a chegada da cruz peregrina e da imagem da Virgem Maria à praia de Copacabana, onde se concentraram centenas de milhares de pessoas. A Igreja Católica espera mais de 500 mil jovens, chegados de todo o mundo, para estarem com o Papa.

Espera-se que o Papa Francisco acompanhe os principais pontos das jornadas, mas nesta quarta-feira o calendário passa antes por uma visita ao Santuário Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo, onde são esperadas 200 mil pessoas. A primeira homilia do pontífice no Brasil será sobre o primeiro milagre atribuído a Jesus, que teria transformado água em vinho nas bodas de Caná.

Francisco vai deslocar-se de avião e não de helicóptero como estava previsto devido ao mau tempo, disse na terça-feira o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi. O Papa partirá de avião do Rio de Janeiro rumo ao Aeroporto São José de Campos, que fica a 70 quilómetros de Aparecida do Norte, entre o Rio e São Paulo, viajando daí de helicóptero até ao santuário.

Ao final da tarde, o Papa regressa ao Rio de Janeiro, estando prevista uma visita ao Hospital de São Francisco de Assis na Providência, destinado a jovens indigentes, toxicodependentes e alcoólicos.

Na terça-feira, a missa de abertura da JMJ foi conduzida pelo arcebispo do Rio, Orani João Tempesta, já que o Papa Francisco usou o dia para descansar. Antes da chegada dos símbolos, uma multidão esperava na areia de Copacabana assistindo a concertos e rezando.

A JMJ prolonga-se até ao próximo domingo nesta cidade brasileira, com a previsão de que o Papa presida aos principais actos e missas a partir da próxima quinta-feira. Francisco receberá as chaves da cidade e abençoará a bandeira olímpica do Palácio da Cidade, seguindo para uma visita à Favela de Varginha.

“Lusofesta” com mil jovens
Os jovens católicos dos países de língua portuguesa que se encontram no Rio de Janeiro para participar neste encontro juntam-se nesta quarta-feira numa “Lusofesta” para partilhar culturas e celebrar o idioma comum. O evento, que deverá contar com cerca de mil jovens, foi convocado pela Pastoral Juvenil da Conferência Episcopal Portuguesa e espera reunir peregrinos de todos os oito países da língua portuguesa.

As delegações de Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe, além de Brasil e Portugal, já tinham confirmado presença na segunda-feira, de acordo com a organização. A grande festa lusófona pretende, em primeiro lugar, ser um espaço de comunhão, mas também de apresentação entre peregrinos e bispos, além de um momento para o conhecimento recíproco de suas culturas.

O evento prevê a realização de uma oração mariana pelos jovens portugueses, concertos e apresentações de teatro. Haverá ainda um momento para depoimentos de portugueses no Rio de Janeiro, entre eles o cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, Nuno Bello; o actor Ricardo Pereira; e de descentes de portugueses como a chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Martha Rocha.

Cerca de 250 jovens portugueses chegaram ao Rio de Janeiro há uma semana, onde participaram da semana missionária, com actividades preparatórias para a JMJ.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar