Loulé investe 2,4 milhões em quatro postos da GNR

Autarca socialista elogia ministro do PSD, por terem chegado a “bom porto” no reforço e melhoria das condições de segurança na região.

Foto
Nelson Garrido

As instalações da GNR no concelho de Loulé vão beneficiar de mais de dois milhões de euros de investimento, suportados em conjunto pela administração local e poder central. O prazo para o início dos trabalhos não foi fixado, mas o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, diz quer “ver, no terreno, o início das obras” ainda durante esta legislatura.

Por seu lado, o presidente da câmara, Vítor Aleixo, PS, destaca a “colaboração activa” que levou, nesta terça-feira, à assinatura de um protocolo que visa resolver problemas que se arrastam há mais de 40 anos. O autarca socialista aproveitou a oportunidade para salientar a “excepcional”  cooperação entre o poder central e local, salientando o papel do ministro social-democrata. “Afastou aquele conhecido estigma de que entre o poder local e o poder central, sem que não existe correspondência político-partidário, muito dificilmente se chega a bom porto”.  

O conjunto dos melhoramentos em infra-estruturas na área da segurança estende-se do litoral ao interior. A principal obra é a construção de um novo posto da GNR, em Almancil, em terreno cedido pela autarquia. As instalações actuais, disse Miguel Macedo, “não oferecem dignidade para receber os cidadãos”. Nesta obra, o Ministério da Administração Interna calcula investir cerca de 1,4 milhões de euros.  

No âmbito do mesmo programa, o posto da GNR de Quarteira é elevado à categoria de subdestacamento e vai também ter um novo espaço de acolhimento para o Corpo Operacional da GNR - o grupo  de militares que, habitualmente, durante a época balnear presta serviço na região.  

Na sede do concelho, a principal intervenção é dirigida à reabilitação das cavalariças do posto da GNR.

No que diz respeito ao interior, vai ainda ser remodelado o posto da GNR de Salir, que cobre uma vasta zona de serra do Caldeirão, onde vivem muitos idosos em montes isolados.

Vitor Aleixo defendeu, durante a cerimónia de assinatura de protocolo, a necessidade de criar condições de trabalho para os militares que prestam serviço na zona e assim “reforçar as condições de seguraça” na região.

Miguel Macedo salientou o bom ano turístico que terminou “sem especiais notícias” referindo-se implicitamente à criminalidade.

 

Sugerir correcção
Comentar