Guimarães disponível para reivindicar da ANA tratamento igual a Lisboa

Foto
Há quem queira ver Cavaco Silva no Paço Ducal de Guimarães HUGO DELGADO

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães disse nesta quinta-feira estar "disponível" para trabalhar com "um conjunto de municípios" do Norte no sentido de "reivindicarem" à ANA o pagamento da mesma taxa turística que a operadora concordou pagar a Lisboa.

À margem da reunião do executivo municipal desta manhã, Domingos Bragança admitiu não ter "estudado" ainda o assunto, mas salientou que apenas fará essa reivindicação se "isso" não for "dissuasor" para a vinda de turistas a Guimarães.

Na segunda-feira, a Câmara Municipal de Lisboa e a ANA, empresa gestora de aeroportos, assinaram um acordo em que a gestora de aeroportos assumiu o pagamento da taxa turística aprovada pela autarquia lisboeta em Dezembro de 2014 e que previa a cobrança de um euro a quem chegasse ao aeroporto ou ao porto da capital e sobre as dormidas, em vez de a cobrar a cada turista que chegue por avião à capital.

"Não conheço bem, conheço a da cidade de Lisboa e sei que outros municípios da área metropolitana de Lisboa exigem também. Eu não estudei esse assunto, para já o que quero é que muitos turistas venham a Guimarães", explicou o autarca.

No entanto, Domingos Bragança admitiu juntar-se a outras autarquias que queiram o mesmo tratamento que a de Lisboa por parte da ANA.

"Aceito poder trabalhar essa possibilidade porque isso aumenta a receita e é justo. Estou disponível para fazer essa reivindicação em conjunto com municípios do Norte porque ninguém nos vem dar nada se nós não reivindicarmos", afirmou, deixando, ainda assim um aviso.

"Desde que isso não seja dissuasor dos turistas virem a Guimarães", disse.

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários