Fila para visitar Galerias Romanas em Lisboa encerrada de novo

Fila foi encerrada às 11h00 por já haver gente suficiente para prolongar visitar até à noite.

Foto
A abertura das galerias ao público decorre com regularidade desde os anos 80 DANIEL ROCHA

A fila para visitar as galerias romanas na Rua da Prata, em Lisboa, foi novamente encerrada às 11h00 deste domingo devido a um grande afluxo de pessoas, à semelhança do que aconteceu no sábado, segundo fonte da Câmara Municipal de Lisboa.

“Queremos deixar o apelo de que já não vale a pena dirigirem-se às galerias, porque tivemos de fechar a fila”, indicou à agência Lusa Esmeralda Lamas, da organização da iniciativa. O monumento, raramente visível devido às condições de acessibilidade, esteve aberto de sexta-feira até este domingo para visitas ao público.

As galerias foram descobertas durante a reconstrução da cidade após o grande terramoto de 1755, tendo sido a sua estrutura alvo de várias teses sobre a sua função original, sendo hoje quase unânime que seria um criptopórtico.

As visitas às galerias romanas da Rua da Prata são acompanhadas por técnicos do Museu da Cidade e Centro de Arqueologia de Lisboa (CAL) e terminam no domingo. A iniciativa é de novo realizada no âmbito das Jornadas Europeias do Património, a que a Câmara de Lisboa aderiu, que este ano são dedicadas ao tema “Património/LUGARES”.

Já no sábado o “extraordinário afluxo de público” levou a encerrar a fila

para visitar as galerias também pelas 11h00 e as visitas estenderam-se pela noite. As visitas são realizadas em grupo e não necessitam de marcação prévia, bastando aos interessados dirigirem-se ao ponto de encontro, junto ao n.º 77 da Rua da Conceição.

A organização apela a que as pessoas não se dirijam mais para esta visita, porque muitas tiveram já de ser retiradas das filas.

Sugerir correcção
Comentar