Escolhem os gatos

Há criadores de gatos e há criadores de gatos. É preciso muito cuidado. Não é boa ideia comprar gatos em lojas. Os gatinhos passam mal quando estão fechados e expostos dentro de lojas.

É mau comprar animais para oferecer no Natal. Só se compram bichos com os quais queremos conviver durante a vida deles. Falo como quem já fez todas estas asneiras que acabam por ser maldades – e não obstante ter tido a sorte de viver muitos anos com dois persas encantadores que comprei estupidamente.

Anteontem, fizemos a coisa certa e fomos visitar a casa onde foram criados os gatos que queríamos. A criadora é ilustre e já ganhou muitos prémios, que são a melhor garantia de seriedade. Ela registou e sabe quem foram os pais, avós, bisavós e tetravós de cada gato que tem.

O pedigree de um gato não é uma snobice: é uma garantia de saúde e de diversidade biológica. É essencial que as mães e os pais dos bebés não sejam familiares. É caro e trabalhoso, mas é a única maneira de criar gatinhos saudáveis e bem-dispostos.

Fomos ter com a criadora que mais admirávamos. Ela convidou-nos e, quando chegámos, estava lá uma dúzia de gatos. Uns aproximavam-se e pediam festinhas, enquanto outros se faziam mais finos.

Ficámos então a saber qual é o critério de selecção de uma criadora de campeões: deixa que sejam os gatos dela a decidir.

Alguns, mais pequeninos, fugiram. Mas outros ficaram para nos abençoar. Tivemos muita sorte: fomos aprovados.

Grandes gatos!

Sugerir correcção
Ler 8 comentários