Oslo quer ser a primeira capital europeia a banir os carros do centro

Medida decidida pelo município da capital norueguesa pretende diminuir a poluição local e melhorar a circulação para peões.

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REUTERS/Suzanne Plunkett

Dentro de quatro anos, vão deixar de circular carros no centro de Oslo. Com o plano da nova direcção municipal da capital norueguesa, para reduzir a poluição por monóxido de carbono, a cidade vai tornar-se a primeira na Europa a ter uma proibição permanente para a circulação de veículos.

“Queremos um centro livre de carros”, disse Lan Marie Nguyen Berg, do Partido Verde, citado pela Reuters. “Queremos tornar tudo melhor para pedestres, ciclistas. Será melhor para o comércio e para todos”, continuou a responsável do partido ecologista, que com o Partido Trabalhista e o Partido da Esquerda Socialista compõe a coligação que dirige agora o município.

No âmbito do plano do município, está prevista a construção de 60 quilómetros de ciclovias até 2019, ano em que os noruegueses são chamados para o equivalente às suas eleições autárquicas. Além das ciclovias, pretende-se investir no sistema de transporte público.

Os autocarros e os eléctricos vão continuar a circular no centro de Oslo e serão estabelecidas normas de transporte de pessoas com problemas de mobilidade e de produtos destinados às lojas na capital.

A concretizar-se o plano dos três partidos para Oslo, a capital da Noruega tornar-se-á na primeira cidade europeia a ter a proibição da circulação de veículos na zona centro a tempo inteiro. Isso significa que uma média de 350 mil viaturas vai deixar de ter acesso ao centro, vindos de outras zonas de Oslo e da periferia.

Segundo o jornal Verdens Gang, a interdição vai cobrir uma zona onde reside uma pequena parte da população total de Oslo, cerca de mil pessoas, mas onde trabalham 90 mil.

A nova equipa municipal pretende reduzir a emissão de gases de efeito de estufa em 50% até 2020, em comparação com os níveis de 1990, o que significa, segundo a representante ecologista Nguyen Berg, que a “municipalidade de Oslo vai retirar todos os seus investimentos em empresas activas nas energias fósseis”.

Algumas cidades como Lisboa têm limitações ao trânsito temporárias ou a determinadas viaturas. Em Madrid chegou mesmo a ser anunciado um plano semelhante ao de Oslo para ser cumprido até 2020. Em Paris, no mês passado, foi proibida a circulação de carros junto a alguns dos seus principais monumentos como a Torre Eiffel ou a Catedral de Notre Dame.

Em Milão, os habitantes são pressionados a deixar os seus carros em casa, com o governo a dar em troca vouchers que podem ser usados na aquisição de bilhetes de transporte. Em Copenhaga, na Dinamarca, existem zonas apenas para peões desde a década de 1960, bem como zonas livres de viaturas.

Em Lisboa, desde 15 de Janeiro que os carros com matrículas anteriores a 2000 estão impedidos de circular na zona 1, que vai do eixo da Avenida da Liberdade à Baixa. Os carros com matrículas anteriores a 1996 estão proibidos de circular na zona 2 (definida pelos limites Avenida de Ceuta, Eixo Norte-Sul, Avenidas das Forças Armadas, dos Estados Unidos, Marechal António Spínola, do Santo Condestável e Infante D. Henrique).

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