“Não sou da SAD do FC Porto”, diz Miguel Sousa Tavares

Cronista foi alvo de um processo movido pelos "dragões" no valor de um milhão de euros.

Foto
Miguel Sousa Tavares diz que há vários anos não fala com Pinto da Costa Bruno Simões Castanheira

Uma semana depois de ter tornado público que a SAD do FC Porto lhe moveu uma acção reclamando um milhão de euros de indemnização, Miguel Sousa Tavares esclareceu os contornos do processo e sublinhou que mantém tudo o que tem escrito sobre o clube de que é adepto. “Eu sou do FC Porto, não sou da SAD do FC Porto”, vincou o cronista.

“A acção que a SAD do FC Porto entendeu pôr-me, reclamando um milhão de euros por danos que eu lhes teria causado ao manifestar a minha opinião descrente sobre os valores que o Moreirense terá recebido pela venda de Ghilas, é uma ofensa, que recebo como tal”, escreveu Miguel Sousa Tavares na crónica que assina na edição desta terça-feira do diário desportivo A Bola. “Causa-me revolta e mágoa, mas não me intimida – e não tenho uma dúvida que esse é o seu objectivo principal”, acrescenta.

Miguel Sousa Tavares tinha manifestado estranheza relativamente ao valor que o FC Porto terá pago ao Moreirense pelo avançado argelino Ghilas. De acordo com a informação prestada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários no relatório e contas consolidado do primeiro semestre de 2013-14, a aquisição de 50% dos direitos económicos de Ghilas, realizada em Julho de 2013, custou aos “dragões” 3,8 milhões de euros.

“Com certeza [que mantenho a estranheza em relação ao custo do Ghilas]. Eu e toda a gente”, reforçou Miguel Sousa Tavares, em entrevista à revista Sábado, acrescentando: “Ainda não fui citado, embora conheça a acusação toda. Houve uma tentativa de acordo, mas eu e o advogado de A Bola concluímos que não havia nenhuma vontade de chegar a acordo com os advogados do FC Porto, nenhuma”.

O cronista explicou ainda na mesma entrevista que não fala com Pinto da Costa há vários anos e não coloca a hipótese de vir a falar com o presidente do FC Porto sobre este processo. “Não [admito essa possibilidade]. Como a indemnização é muito alta, implica desde logo o pagamento de uma elevada quantia. Implica, além dos honorários do advogado, desde logo o pagamento de 1600 euros de preparo para a defesa”, esclareceu.

Apesar disso, na sua crónica n’A Bola Miguel Sousa Tavares manifesta confiança na vitória nos tribunais e garante que manterá a independência para criticar as opções do clube. “Acredito que vamos ganhar a acção. Porque vivemos num país onde a opinião é livre, embora isso custe ainda a aceitar a muita gente. E porque o que escrevi não foi uma opinião qualquer, mas sim fundamentada em factos que toda a gente ligada ao futebol conhece e todos os portistas reconhecem”, escreveu.

“Continuarei a criticar treinadores, jogadores ou administradores da SAD do meu clube sempre que, em consciência, sinta que tenho o direito ou o dever de o fazer”. “Daqui a uns anos veremos de que lado estava a razão”, concluiu Miguel Sousa Tavares.

Sugerir correcção
Comentar