Fisco italiano nega absolvição de Maradona por fraude

O advogado do argentino anunciou esta sexta-feira que o antigo jogador estava livre da acusação. As finanças italianas negam e ameaçam processar Maradona.

Foto
Maradona foi condenado, em 2005, ao pagamento de 37,2 milhões de euros Marcos Brindicci/Reuters

Os serviços fiscais italianos negaram esta sexta-feira que Diego Maradona tenha sido absolvido no caso de fraude fiscal de que foi acusado em 2005. Esta manhã, o advogado do antigo futebolista argentino anunciou que Maradona era “um homem livre em Itália”, depois de a justiça ter reavaliado o processo.

Citada pela agência Ansa, a agência de recuperação de impostos indicou que a comissão que reanalisou o julgamento do argentino afirma que “nem anulou, nem declarou como prescrita” a condenação aplicada, nem “modificou a dívida de Diego Armando Maradona ao fisco italiano”.

Maradona foi condenado, em 2005, ao pagamento de 37,2 milhões de euros, 23,5 dos quais de juros, por fraude fiscal. Em causa está o alegado não-pagamento de imposto sobre o rendimento durante a segunda metade da década de 80, quando jogava no Nápoles.

Esta sexta-feira, o advogado do antigo futebolista, Angelo Pisani, afirmou que este estava “finalmente livre do pesadelo fiscal”. Mais: a defesa admitiu que iria iniciar um processo judicial contra a agência responsável pela cobrança de dívidas fiscais em Itália pelo “prejuízo causado à sua imagem e ao património” de Maradona e exigir o pagamento de uma indemnização de cerca de 40 milhões, o valor aproximado do que lhe tinha sido exigido.

Agora são as Finanças italianas a ameaçar com uma queixa contra Maradona por “anúncios falaciosos”. O advogado do argentino ainda não se pronunciou sobre estas declarações.

Campeão do mundo em 1986 com a selecção argentina, “el Pibe” conquistou, enquanto esteve no Nápoles, os dois únicos títulos italianos, em 1987 e 1990.

Actualmente, Maradona é o embaixador para o desporto dos Emirados Árabes Unido,s após a sua saída, em 2012, do comando técnico do Al Wasl.
 
 

Sugerir correcção
Comentar