Fernando Pimenta conquista bronze nos Mundiais em K1 1000

Canoísta apurado para os olímpicos do Rio de Janeiro.

Foto
Fernando Pimenta e Emanuel Silva festejam a prata em Londres Chris Carlson/AFP

Fernando Pimenta conquistou “um dos melhores resultados da história da canoagem portuguesa”. O canoísta assegurou a medalha de bronze na final de K1 1000 metros do Campeonato do Mundo, que está a ser disputado em Milão, posição que garante ao minhoto a qualificação para Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A equipa nacional de K4 1000 apurou-se para a final que terá lugar neste domingo, mas a formação feminina de K4 500 e Teresa Portela, em K1 500, estão fora das olimpíadas. Hélder Silva está dependente da prestação do Brasil na final de C1 200 metros.

Vice-campeão olímpico juntamente com Emanuel Silva há quatro anos, em Londres, na prova de K2 1000, Fernando Pimenta é o primeiro canoísta português a garantir um lugar nos Jogos Olímpicos do Rio. O atleta de Ponte de Lima conquistou a medalha de bronze no Mundial, ao terminar a prova de K1 1000 na terceira posição. O dinamarquês Rene Holten Poulsen venceu o título mundial, com uma vantagem de 0,483 e 0,72 segundos sobre o checo Josef Dostal, segundo classificado, e Fernando Pimenta, terceiro.

Na final da prova, em declarações à agência Lusa, Pimenta realçou a importância do resultado. “É o melhor da minha carreira e acho que um dos melhores da história da canoagem portuguesa. Foi a primeira medalha de um K1 em distância olímpica, muito perto do ouro. Estou a ficar muitas vezes perto”, começou por referir o canoísta.

Sobre o futuro, Pimenta disse não pensar ainda no ouro olímpico, recordando que “o nível da canoagem está muito alto”, mas prometeu empenhar-se ao máximo nas duas tripulações, sendo que em K4 faz equipa com João Ribeiro, Emanuel Silva e David Fernandes. “Estou lá perto [do ouro em K1]. O campeão do mundo de 2014 foi segundo agora, passou-me muito perto da meta. Tudo é possível. Já mostrei nos Jogos de Baku [I Jogos Europeus] que quase conseguia o ouro. Vou continuar o trabalho”, concluiu.

Garantida a medalha em K1 1.000 metros - a segunda de Portugal nas distâncias olímpicas em Mundiais -, Fernando Pimenta volta à competição hoje e, juntamente com João Ribeiro, Emanuel Silva e David Fernandes, vai tentar assegurar um lugar à equipa portuguesa no Rio de Janeiro, depois de vencerem a meia-final de K4 1000 metros com o tempo de 2m54s305.

Menos sorte teve a formação feminina em de K4 500 metros. O conjunto formado por Joana Vasconcelos, Francisca Laia, Beatriz Gomes e Helena Rodrigues concluiu a meia-final no quarto lugar e está fora dos Jogos Olímpicos. Teresa Portela foi terceira na meia-final de K1 200 metros e nona na final de K1 500, falhando igualmente a presença no Rio de Janeiro. Em C1 200 metros, Hélder Silva ficou a um lugar do desejado sétimo posto, mas se, hoje, o Brasil ficar num dos seis primeiros lugares em C2 1.000, o português garante a vaga para os Jogos. Com Lusa

Sugerir correcção
Comentar