Neil Armstrong, herói “de todos os tempos” para Barack Obama

Foto
Obama com os três astronautas a 20 de Julho de 2009 (Buzz Aldrin, Michael Collins e Neil Armstrong, da esquerda para a direita) Kevin Lamarque/Reuters

Para o Presidente dos Estados Unidos, a memória de Neil Armstrong estará guardada na galeria dos “grandes heróis norte-americanos”. E não apenas “deste tempo, mas de todos os tempos”, diz Barack Obama.

Armstrong morreu este sábado aos 82 anos. Obama reagiu à notícia, anunciada pela família do primeiro homem a pisar a Lua, em 1969, mostrando-se “profundamente triste”.

Num comunicado, o Presidente norte-americano elogia Neil Armstrong e os outros dois astronautas da histórica missão Apollo 11. Quando descolaram em Julho de 1969, Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin “decidiram mostrar ao mundo que o espírito americano pode ir além do que parece inimaginável”. E, acrescentou Obama, levavam consigo “as aspirações de uma nação inteira”.

Em 2009, quando se comemoraram os 40 anos da chegada à Lua, Obama recebeu os três astronautas na Casa Branca.

No dia da morte de Armstrong, recordou: “Quando Neil pousou o pé na superfície da Lua pela primeira vez, ofereceu um momento de realização humana que nunca será esquecido”. Hoje, o espírito de descoberta continua a entusiasmar “homens e mulheres que dedicaram a sua vida a explorar o desconhecido”.

Sugerir correcção
Comentar