Chá verde reduz riscos de cancro na próstata

O consumo diário de chá verde reduz os riscos de cancro da próstata em dois terços, concluiu um estudo levado a cabo por investigadores australianos e chineses.

O estudo realizado pela Universidade de Curtin, em Perth (Austrália), e o Hospital de Hangzhu (China), concluiu também que entre os homens que bebem regularmente muito chá durante vários anos os riscos são ainda menores, avança o jornal "West Australian".

O professor australiano Colin Binns afirmou que dois investigadores chineses compararam 130 chineses que contraíram cancro na próstata e 274 outros que não sofriam da doença.

O principal resultado a que chegaram revela que os homens que bebiam todos os dias chá verde tinham três vezes menos hipóteses de contrair cancro da próstata do que aqueles que não bebiam.

Os cientistas afirmam que focaram a sua investigação em cidadãos chineses por causa do grande número de pessoas que neste país tem o hábito de beber chá.

"O estudo demonstra que os efeitos benéficos do chá [contra o cancro] aumenta com a quantidade e duração do consumo, mas mesmo as pessoas que bebem pouco chá podem ter benefícios", afirma Binns.

No ano passado, os mesmos investigadores descobriram que o consumo de chá pode também reduzir os riscos de cancro nos ovários.

Sugerir correcção
Comentar