Autoridades de saúde dos EUA mandam empresa de genómica pessoal suspender vendas dos seus testes

A agência federal norte-americana que regula os medicamentos enviou um aviso à 23andMe por esta empresa não ter ainda demonstrado a inocuidade e eficácia dos seus testes genéticos de grande consumo.

Basta um pouco de cuspo para desvendar os segredos do nosso ADN
Fotogaleria
Basta um pouco de cuspo para desvendar os segredos do nosso ADN DR
Fotogaleria
O kit da 23andme está debaixo de fogo ilovemyspit/Flickr/Creative Commons

Semanas após a controvérsia em torno de uma patente que poderia permitir criar bebés “à medida” conforme as preferências dos pais, a empresa norte-americana 23andMe, que comercializa um kit de testes genéticos por 99 dólares junto do grande público, volta a ser objecto de notícia. Desta vez, por não ter ainda fornecido às autoridades de saúde dos Estados Unidos a informação exigida para poder comercializar o seu kit como teste de diagnóstico médico.

Numa carta enviada na passada sexta-feira à 23andMe, a FDA (Food and Drug Administration, a agência federal norte-americana que regula o uso dos medicamentos) exige que a aquela empresa cesse imediatamente a comercialização do seu kits, mostrando-se “preocupada” pelo facto de os testes “não serem adequadamente compreendidos pelos doentes ou de os resultados dos testes estarem errados”. Uma das preocupações da FDA, lê-se ainda na carta, prende-se com a detecção de mutações nos genes BRCA1 e BRCA2, que predispõem altamente para cancros hereditários da mama e do ovário.

“A FDA parece realmente irritada”, diz John Conley, especialista de direito da Universidade de Carolina do Norte (EUA), citado pelo site da revista Nature. “Acham que estão a ser enganados.”

A 23andMe, fundada em 2006 por Anne Wojcicki, mulher de Sergey Brin, co-fundador da Google, é líder no mercado da genómica de grande consumo. Os kits da 23andMe já foram utilizados, no mundo inteiro, por milhares de clientes à procura de informação sobre a sua disposição genética para diversas doenças e a sua ancestralidade (entre os quais se inclui a autora deste artigo). Mas até aqui, a própria empresa os considerava essencialmente informativos e “destinados à investigação e ao ensino”, como especifica no seu site, num disclaimer que também avisa para o facto de o kit não estar aprovado pela FDA.

No ano passado, a 23andMe decidiu apresentar o seu kit de teste genético à FDA para o transformar em teste de diagnóstico médico. Mas, depois de ter submetido uma primeira leva de documentação, a empresa acabou por não fornecer qualquer validação do teste – e, segundo a FDA, há vários meses que a empresa deixou de responder às suas solicitações. A FDA deu agora 15 dias à 23andMe para especificar como vai responder aos seus pedidos – e, se nada acontecer no prazo indicado, diz na carta que irá considerar diversas medidas legais contra a empresa, que incluem “acção inibitória, apreensão de material e penalizações monetárias”.

Pelo seu lado, a 23andMe emitiu um comunicado na segunda-feira, declarando ter recebido a carta e reconhecendo “não ter respondido devidamente às expectativas da FDA em termos de calendário e de comunicação” no que respeita à submissão do pedido de homologação do seu kit. “A nossa relação com a FDA é extremamente importante para nós e estamos empenhados em interagir plenamente com ela para responder às suas preocupações”, lê-se ainda no comunicado.

Há quem considere que os testes da 23andMe não deveriam ser oferecidos directamente às pessoas porque a sua interpretação é complexa, o resultado sujeita a erros, que os riscos que quantificam dizem por vezes respeito a doenças que não têm cura (como a Alzheimer) e que o impacto psicológico de conhecer certos riscos de doença pode ser grande e desnecessário. A 23andMe sempre advogou, quanto a ela, a favor de pôr nas mãos das pessoas a sua informação genética individual para a poderem partilhar com o seu médico e, em certos casos, tomar decisões médicas mais acertadas.

Misha Angrist, da Universidade Duke (EUA), também citado pela Nature, acha que a FDA está de facto a exagerar a dimensão dos riscos colocados pelo kit da 23andMe – e que, ao contrário do que sugere esta agência na sua carta, não é por uma mulher descobrir que tem uma mutação num gene do cancro que irá logo fazer a remoção total das mamas. “Parece um pouco gratuito querer matar um mosquito com um maço carpinteiro”, acrescenta este analista.
 

Sugerir correcção
Comentar