Em vez de fármacos, médico receitou a Mário passeios de trishaw. “Já parece outra pessoa”

Portugal passa a ter rede nacional de prescrição social. Médico importou do Reino Unido a ideia de receitar, em vez de apenas medicamentos, aulas em universidades seniores, jardinagem e passeios.

RG Rui Gaudêncio - 4 Abril 2024 - Utentes da Unidade de Saúde Familiar da Baixa. Mário Siva. Lisboa. Público
Fotogaleria
Mário Santos, de 81 anos, garante que os passeios de trishaw levaram a que fosse menos ao hospital e até a ganhar algum peso Rui Gaudêncio
RG Rui Gaudêncio - 4 Abril 2024 - Utentes da Unidade de Saúde Familiar da Baixa. Mário Siva. Lisboa. Público
Fotogaleria
Mário Santos, de 81 anos, garante que os passeios de trishaw levaram a que fosse menos ao hospital e até a ganhar algum peso
Ouça este artigo
00:00
08:47

Quando ao fim de três quartos de século Mário Silva foi obrigado a trocar a velha casa da mãe no bairro de Alfama, em Lisboa, por um exíguo T1 no Castelo de S. Jorge, há cinco anos, foi como se tivesse migrado para outra cidade. Cego de um olho, asmático, com artroses – carrega no corpo a carga de anos de trabalho como estivador , passava os dias encarcerado em casa. “Vivo sozinho, dentro de quatro paredes, agarrado à televisão. Deito-me às sete da tarde, acordo às quatro da manhã, fico com tanto tempo para pensar...” Sem amigos na nova vizinhança, Mário recorria com frequência aos hospitais: “Quase todos os dias era: 112-S. José, 112-S. José, idas à pneumologia no Santa Marta.” Até que o seu médico na unidade de saúde familiar (USF) da Baixa, no Martim Moniz, centro de Lisboa, lhe lançou um desafio inesperado. E se fosse dar uns passeios de trishaw pela cidade?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 14 comentários