Psicóloga Mariana Caldeira acredita que “só quem não vive é que não tem traumas”

O livro centra-se nos pais, que tantas vezes não amam os seus filhos como estes esperavam; e como esse desamor, desapego, desinteresse ou mesmo a violência física vai ter impacto na vida adulta.

Foto
Mariana Caldeira é psicóloga clínica e publica o seu primeiro livro sobre relações tóxicas Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
06:27

Há quem acredite que teve uma infância saudável e feliz, mas, mais cedo ou mais tarde, pode descobrir que nem tudo foram rosas. Mariana Caldeira, psicóloga e autora de Tudo o Que Se Passa aqui dentro: Como curar feridas emocionais e reconstruir relações em famílias tóxicas, conta que essa foi a sua experiência pessoal, a de alguém que sempre acreditou ter uma “família minimamente equilibrada e saudável” e que, quando viveu o momento mais desafiante da sua vida, percebeu que os pais não eram assim tão perfeitos. E reforça: Só quem não vive é que não tem traumas. Quando falamos em traumas, associamos muitas vezes a acontecimentos muito pesados e dramáticos, mas não tem necessariamente de ser isso. Às vezes, o trauma [está relacionado com] aquilo que não acontece, aquilo que não vivemos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários