De Buckingham à Casa Branca, destaca-se a “coragem” de Kate após diagnóstico de cancro

Entre as reacções, há notas de orgulho e de confiança, mas também críticas à forma como o caso tem sido acompanhado: “[Kate] foi tratada injustamente”, criticou o primeiro-ministro britânico.

pessoas,impar,kate-middleton,familia-real-britanica,reino-unido,
Fotogaleria
Os turistas junto ao Palácio de Buckingham assistem ao vídeo Reuters/Hollie Adams
pessoas,impar,kate-middleton,familia-real-britanica,reino-unido,
Fotogaleria
Os turistas junto ao Palácio de Buckingham Reuters/Hollie Adams
pessoas,impar,kate-middleton,familia-real-britanica,reino-unido,
Fotogaleria
Os turistas junto ao Palácio de Buckingham Reuters/Hollie Adams
pessoas,impar,kate-middleton,familia-real-britanica,reino-unido,
Fotogaleria
Os turistas junto ao Palácio de Buckingham Reuters/Hollie Adams
Ouça este artigo
00:00
06:10

Reacções às revelações de Kate Middleton, num vídeo divulgado, nesta sexta-feira, através das redes sociais. A princesa de Gales clarificou que, após a cirurgia abdominal a que foi submetida em Janeiro, foi-lhe diagnosticado um cancro e aconselhado tratamento de quimioterapia preventivo.

Carlos III

O rei de Inglaterra, Carlos III, já reagiu à publicação do vídeo em que Kate Middleton revela estar a ser tratada a um cancro. Num comunicado do Palácio de Buckingham, citado pela BBC, o rei diz-se “muito orgulhoso” da princesa de Gales pela “coragem em falar como falou”. Ademais, reitera que mantém “contacto próximo com a sua muito estimada nora”. O porta-voz do soberano disse ainda que Carlos e a rainha Camila “continuarão a oferecer o seu amor e apoio a toda a família durante este momento difícil”.

Rishi Sunak, primeiro-ministro do Reino Unido

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, não demorou a reagir nas redes sociais ao vídeo partilhado pela princesa de Gales, no qual revela estar no início de um ciclo de tratamentos de “quimioterapia preventiva”, após lhe ter sido diagnosticado um cancro. Numa nota oficial, Sunak destaca a “tremenda coragem” de Kate, não se esquecendo de criticar o “intenso escrutínio a que foi sujeita” nem de apontar que [a princesa de Gales] foi injustamente tratada por alguns sectores dos meios de comunicação social em todo o mundo e nas redes sociais.”

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá

O primeiro-ministro do Canadá, país onde Carlos III é soberano, publicou uma mensagem de apoio a Kate no X: “Os meus pensamentos estão com a princesa de Gales, os seus filhos e toda a família real, após a notícia do seu cancro tão corajosamente partilhada. Em nome dos canadianos, estou a enviar o meu apoio enquanto ela se submete ao tratamento. Todos lhe desejamos uma rápida recuperação.”

Anthony Albanese, primeiro-ministro da Austrália

“Os meus pensamentos, e os dos australianos, estão com a princesa de Gales e a sua família após a notícia do seu diagnóstico de cancro. A princesa de Gales demonstrou uma coragem extraordinária com a sua declaração pública de hoje, na qual exprime a sua preocupação pelos outros. Estamos a enviar-lhe apoio e força neste momento difícil em que está a ser tratada e desejamos-lhe uma rápida recuperação.”

Christopher Luxon, primeiro-ministro da Nova Zelândia

“Os pensamentos da Nova Zelândia estão (...) com a princesa de Gales, após a notícia do seu diagnóstico de cancro. Sei que os neozelandeses de todo o mundo lhe estarão a desejar felicidades na sua recuperação.”

Keir Starmer, líder do Partido Trabalhista

“Sinto-me animado pelo tom optimista da princesa de Gales e pela sua mensagem de fé e esperança. Sua alteza real estará nos nossos pensamentos e orações à medida que avança no seu tratamento com o amor e apoio não só de toda a sua família, mas também de toda a nação.”

Michelle O'Neill, primeira-ministra da Irlanda do Norte

“Lamento muito a notícia do diagnóstico de cancro da Princesa de Gales. Envio-lhe os meus melhores votos e a força necessária para o seu tratamento e para uma recuperação rápida e completa. Uma palavra especial para a sua jovem família neste momento difícil.”

Casa Branca

“Os nossos pensamentos estão com a duquesa de Cambridge e com os seus familiares e amigos durante este período incrivelmente difícil", disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, aos jornalistas, citada pela BBC, pouco depois de ter sido revelado pela princesa de Gales que tinha sido diagnosticada com cancro. Desejamos-lhe, sem dúvida, uma recuperação total. E penso que é importante que respeitemos a sua privacidade, especialmente nesta altura.” Karine Jean-Pierre esclareceu, ainda, que não pode adiantar se Joe Biden já falou com Kate e reiterou os desejos de “recuperação total”.

Harry & Meghan, duques de Sussex

As relações podem não ser as melhores desde que o príncipe Harry e Meghan, a duquesa de Sussex, decidiram virar costas aos deveres reais, mas o casal não deixou de enviar os melhores desejos à cunhada. Numa declaração, os dois desejam “saúde e cura para Kate e a família”, sem deixarem de pedir que a princesa de Gales possa passar por esta fase “em privado e em paz”.

James Middleton

O irmão de Kate, James Middleton, acaba de reagir à notícia através do Instagram, onde partilhou uma fotografia de ambos na infância. Ao longo dos anos, escalámos muitas montanhas juntos. Como família, vamos escalar esta também contigo, escreveu.

Justin Welby, arcebispo da Cantuária

Através do X, o arcebispo da Cantuária, Justin Welby, escreveu estar “a rezar” pelos príncipes de Gales e pelos filhos, “neste momento tremendamente difícil”. “Junto-me a todo o país, e ao mundo, para rezar pela sua plena recuperação.”

O arcebispo fez eco dos elogios que têm sido feitos a Kate, “pelo espírito de optimismo face a notícias tão difíceis”. E destaca: “A sua coragem em partilhar desta forma e o empenho continuado em apoiar os outros são testemunho da sua compaixão e sentido de serviço.” Welby termina com um pedido de privacidade.

David Hoyle, reitor de Westminster

“Todos na Abadia de Westminster desejam felicidades à princesa de Gales após a notícia do seu diagnóstico de cancro”, escreveu a conta oficial da congregação, onde Kate e William se casaram em 2011. “O reitor de Westminster, o reverendíssimo Dr. David Hoyle, disse: ‘Perante esta notícia, esperamos que sua alteza real se sinta apoiada pelo amor que a rodeia e encontre esperança renovada nas orações que lhe oferecemos’”.

Liga de Futebol de Rugby (RFL)

A Liga de Futebol de Rugby (RFL, na sigla original), da qual Kate é a patrona real, já manifestou a sua solidariedade com a princesa. Na rede social X, o organismo deixou o desejo de melhoras: “A RFL e todos no nosso desporto enviamos o nosso apoio e os melhores desejos à nossa patrona real Catherine, princesa de Gales, @KensingtonRoyal, e a toda a sua família e amigos. Estamos a apoiar-vos.”

Boris Johnson, ex-primeiro-ministro britânico

“Desejo a Catherine, a princesa de Gales, toda a força possível e envio-lhe votos de uma recuperação rápida e completa, bem como à sua família”, escreveu Boris Johnson na rede social X.

Sugerir correcção
Comentar