Worldcoin promete dezenas de euros a quem olhar para a sua esfera. É seguro?

Mais de 300 mil portugueses já partilharam imagens da íris com a Worldcoin, uma startup co-fundada pelo “pai” do ChatGPT, que dá criptomoedas (e euros). Para quê? Como? É seguro? O PÚBLICO tem um guia

Foto
As esferas da Worldcoin chegaram a Portugal em 2022 Daniel Rocha
Ouça este artigo
00:00
18:59

Setenta euros na hora. Este é o valor que os funcionários da Worldcoin estavam a prometer, no começo desta semana, a quem instalasse a app da empresa e olhasse para a esfera metálica exposta num stand da empresa no Seixal que atrai pequenas multidões desde meados de Fevereiro. Há cerca de duas dezenas de bancas do género de norte a sul do país. Quando se olha para as esferas, algo que 300 mil pessoas em Portugal já fizeram desde 2022, o sistema da Worldcoin cria um código, com base em imagens da íris das pessoas, que pode ser usado para aceder a vários serviços online. O projecto, parcialmente concebido pelo “pai” do ChatGPT, também permite provar que são mesmo pessoas reais a aceder aos serviços, e não sistemas de inteligência artificial (bots). E, em teoria, não é preciso partilhar quaisquer dados pessoais. Só que nada disto é explicado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários