Menos meio milhão de pessoas convocadas para rastreios de cancros em 2020. Pandemia foi “balde de água fria”

Nas listas de espera para cirurgia, o grande problema é a urologia, caso dos cancros de rim e bexiga, diz o director do Porgrama Nacional para as Doenças Oncológicas. José Dinis vai propor uma mudança no rastreio do cancro do colo do útero.

Foto

A pandemia de covid-19 teve um enorme impacto nos três rastreios oncológicos de base populacional que permitem o diagnóstico precoce de cancros da mama, do colo do útero e do cólon e recto. Desde logo, o número de pessoas convidadas a participar caiu de mais de 1,2 milhões, em 2019, para cerca de 655 mil no ano passado. Uma quebra superior a meio milhão de pessoas convocadas para estes três rastreios, indicam os dados de 2020 adiantados ao PÚBLICO pelo director do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas da Direcção-Geral da Saúde (DGS), José Dinis. “O rastreio é crítico, porque permite salvar vidas”, enfatiza.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários