Serviços centrais da Câmara de Mafra vão funcionar apenas quatro dias por semana em horário alargado

a A Câmara Municipal de Mafra (distrito de Lisboa) vai passar a encerrar à sexta-feira todos os serviços que funcionam no edifício dos Paços do Concelho. A partir de 2 de Janeiro, os departamentos administrativos e o atendimento ao público encerram à sexta e alargam o horário de funcionamento de segunda a quinta-feira, de modo a cumprir as 35 horas de trabalho semanal. A medida, proposta pelo executivo municipal, abrange 250 funcionários e contempla os serviços de atendimento ao público, administração geral e sociocultural e apoio administrativo, que passam a encerrar por completo às sextas, funcionando em horário alargado de segunda a quinta - das 8h45 às 18h30. O balcão de atendimento ao público funcionará das 9 às 17, mais duas horas em relação ao horário vigente, no entanto, isso significa que, às sextas-feiras, os munícipes não poderão recorrer a nenhum serviço camarário que funcione nos Paços do Concelho.
As instalações desportivas, culturais e educativas que funcionam fora daquele espaço não vão ser afectadas pelo novo horário. Escolas, bibliotecas, complexos desportivos e a Casa da Cultura de Mafra vão continuar a funcionar nos horários actuais.
Segundo fonte oficial do gabinete do presidente da Câmara de Mafra, o horário permite uma flexibilidade e traz vantagens "económicas e sociais", já que concede aos funcionários um dia útil livre para tratarem de assuntos pessoais. Ao mesmo tempo, com o alargamento do horário de segunda a quinta-feira, "descongestiona-se o acesso dos cidadãos aos serviços".
Poupar água e luz
O encerramento de todos os departamentos no edifício dos Paços do Concelho, um dia por semana, permite ainda "uma poupança nos custos com consumíveis, como a água e a luz", acrescenta a mesma fonte. À excepção do atendimento ao público, o restante trabalho efectuado pelos serviços é de back-office; nesse aspecto, o "cidadão não sentirá diferença nenhuma", garante a autarquia.
A Câmara de Mafra acredita que o novo horário não vai prejudicar os munícipes, já que a extensão das horas de trabalho poderá "aumentar a produtividade" e evitar o "congestionamento" que se tem verificado no acesso aos diversos serviços prestados pela câmara.
A autarquia descreve o alargamento do horário como "uma mais-valia" para os munícipes, tendo em conta que vai ser possível diminuir "a concentração de pessoas", reduzir os tempos de espera e aumentar a fluidez no atendimento". Fonte oficial da autarquia garantiu ao PÚBLICO que os novos horários foram discutidos com os funcionários, que "acolheram voluntariamente" a medida.
250
funcionários vão deixar de trabalhar à sexta-feira
e ter horários alargados
quatro dias
por semana

Sugerir correcção