Circo das Celebridades pronto para se estrear na TVI

Dez concorrentes famosos vão aprender a executar todas as tarefas circenses, mas grupos de defesa dos animais condenam o formato

Catarina Homem Marques

A enorme tenda já está montada nos terrenos da Venda do Pinheiro onde antes se ergueu a casa do Big Brother. O motivo é Circo das Celebridades, o novo reality show da TVI, com produção da Endemol, que vai pôr dez concorrentes VIP a experimentar as artes circenses. A estreia está marcada para amanhã, dia 19, às 22h00.A apresentação estará a cargo de Júlia Pinheiro e de José Pedro Vasconcelos, a dupla que já tinha dado a cara à 1ª Companhia, mas o suporte logístico vai ser prestado pelo Circo Cardinali que fornece tenda, materiais, animais e staff profissional. Será o próprio director do circo, Vítor Hugo Cardinali, o responsável por dirigir os trabalhos diários.
A TVI e a Endemol preferem apostar no elemento-surpresa e não querem revelar os nomes dos famosos que vão participar, mas várias hipóteses têm sido adiantadas pela imprensa. Segundo a revista TV7 Dias a lista já está fechada e os escolhidos são José Castelo Branco, Miguel Melo, Marta Cardoso, Mané Ribeiro, António Calvário, Sara Aleixo, Carlos Xavier, Mico da Câmara Pereira, Sónia Matias e Sónia Hermid.
Não há certeza em relação aos nomes, até porque Piet-Hein Bakker, director da produtora em Portugal, disse à mesma revista que os contratos só seriam fechados hoje, mas está garantido que as dez celebridades vão viver juntas num autêntico acampamento circense e vão ter de se aplicar nas tarefas diárias a que a vida de circo obriga, como por exemplo limpar os animais e montar as estruturas do espectáculo.

Utilização de animais criticada
A Animal Defenders International (ADI), uma organização internacional de defesa dos animais, está a promover uma campanha mundial de pressão para que a Endemol cancele o programa que vai estrear na TVI. Escritórios da produtora em vários países estão a ser contactados por organizações locais, e várias celebridades estão a ser incentivadas a boicotar qualquer produção da Endemol.
"Por todo o mundo, a campanha Basta de Sofrimento nos Circos abriu os olhos das pessoas para o sofrimento dos animais dos circos. Vimos quase todos os circos com animais encerrarem no Reino Unido e a indústria está em declínio por toda a Europa. Será um retrocesso se o Circo das Celebridades revitalizar esta indústria cruel e moribunda", explica Tim Phillips, director de campanhas da ADI.
A organização Animal é a parceira portuguesa da ADI nesta luta e ambas as instituições defendem que seria muito mais positivo que o programa da TVI acontecesse com um circo sem animais. A escolha do Circo Cardinali é um factor que alimenta ainda mais a revolta, já que a ADI possui imagens de vídeo que mostram o dono deste circo a maltratar animais (imagens disponíveis em ad-international.org).

Sugerir correcção