Conservatório de Música de Coimbra poderá ser construído na Escola José Falcão

Câmara de Coimbra não desiste da ideia inicial de erguer a escola de música no Vale das Flores e recorda que esse é o "compromisso" do Governo

a O Conservatório de Música de Coimbra poderá ser construído na Escola Secundária José Falcão, em vez de ocupar um terreno no Vale das Flores, como estava previsto. A ideia já foi apresentada às direcções da José Falcão e do Conservatório pela empresa pública Parque Escolar, criada pelo Ministério da Educação (ME) para modernizar escolas, mas a decisão final, que cabe ao Governo, ainda não foi tomada. "Estamos na fase de auscultação", afirma a Directora Regional de Educação do Centro (DREC), Engrácia Castro.Caso o Conservatório seja mesmo instalado na escola secundária, o projecto de erguer a escola de música no Vale das Flores não irá para a frente. A inversão dos planos surge, explica a DREC, devido à reforma do ensino da música que está em curso e que aponta como principal tendência o ensino integrado, que consiste em reunir no mesmo espaço a escola secundária e o ensino especializado da música. O que significa que, em Coimbra, quem quisesse estudar música no ensino especializado teria que ir para a José Falcão. "Estamos a ver se encontramos uma alternativa dentro das ideias da política educativa portuguesa", afirma a directora da DREC.
A direcção do Conservatório, que reclama novas instalações há vários anos, já fez saber que acha mais "prática" e "possível" a solução de construir o edifício na escola secundária; a direcção da José Falcão ainda não emitiu um "parecer" sobre o assunto, mas o presidente do conselho executivo, Etelvino Rodrigues, admite que, "pessoalmente", não acha "boa ideia". "Acho que descaracterizaria a escola", justifica.
Escolas autónomas
Quem não tenciona desistir do projecto de erguer o Conservatório no Vale das Flores é o presidente da autarquia de Coimbra, Carlos Encarnação: "Com certeza que não desistimos", disse, sublinhando que é esse o "compromisso" que existe entre o Governo e a Câmara.
"A autarquia entra com o terreno e com metade do valor do projecto, o Ministério da Educação entra com a outra metade e com a construção. O Ministério assumiu um compromisso. E ninguém me falou de outro projecto. Não tenho nada a ver com isso", declarou.
O problema do projecto para o Vale das Flores é não ter sido pensado para o ensino integrado, o que significa, alerta o director do Conservatório, Manuel Rocha, que teria que ser "bastante" alterado para acolher também, além da escola de música, uma escola secundária. Por isso, defende, a solução de erguer o Conservatório na José Falcão é mais "exequível".
À semelhança do projecto do Vale das Flores, também na escola secundária o Conservatório será construído de raiz. O edifício seria erguido no recinto da José Falcão, mas as duas instituições manteriam uma gestão independente.
Há três anos, o Conservatório de Coimbra teve que ser transferido, por risco de ruína, do edifício que ocupava na Alta da cidade para um bloco da Escola Secundária de D. Dinis. Na altura, chegou a apontar-se como data de abertura da escola que seria construída no Vale das Flores o ano de 2006-2007. "Precisamos de novas instalações!", continua a reclamar o director do Conservatório, Manuel Rocha. Cabe ao Governo decidir.

Sugerir correcção