Não mexas no meu mural que eu mexo no teu

Banksy está a ser acusado de falta de respeito. O famoso artista britânico writer de graffiti modificou um mural de Robbo, um outro mítico artista de graffiti dos anos 80. E começou uma guerra.

A obra que estava pintada no mural do Regent"s Canal, em Candem, Norte de Londres, não era modificada há mais de 25 anos. É considerada histórica e a comunidade dos graffiti ficou furiosa. A fúria tem sido mostrada em fóruns na Web. E no dia de Natal Robbo saiu de casa e respondeu a Banksy na mesma moeda.

O que Banksy fez foi desenhar um pintor com um fato de macaco e um boné a colar tiras de papel num muro cinzento. Nessas tiras aparecia o desenho que Robbo ali desenhara nos anos 80. Parte do desenho antigo desapareceu. Quatro dias depois da intervenção de Banksy, Robbo retaliou apagando o seu desenho anterior e escreveu em letras gordas: King Robbo.

No Flickr, onde aparece uma fotografia deste mural, Robbo escreveu a frase: "Na manhã do dia de Natal pelo canal abaixo enfiado num fato molhado. Ho ho ho", conta o jornal The Times.

Estes desentendimentos não surgiram agora. Num livro publicado este ano, London Handstyles, Robbo conta que uma noite um grupo de artistas de graffiti apresentou-lhe Banksy. Este perguntou-lhe que obras é que ele tinha feito e Robbo respondeu-lhe. O outro disse, insolente: "Nunca ouvi falar de ti." Robbo conta que lhe deu uma bofetada e afirmou: "Podes não ter ouvido falar de mim, mas nunca mais me esquecerás." Esta história é contada no blogue The Graffoto.

Em 2009 cerca de 300 mil pessoas visitaram a exposição de trabalhos de Banksy em Bristol.

Sugerir correcção