Extensão da Linha Vermelha do metro de Lisboa vai atravessar prédio em Alcântara

Estudo de Impacto Ambiental entrou em consulta pública esta quinta-feira, até 2 de Junho. O prolongamento da Linha Vermelha prevê a construção de quatro novas estações nas Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo com chegada em viaduto em Alcântara. Implicará um investimento de 304 milhões de euros.

Foto
Obra tem a duração prevista de três anos Nicolau Botequilha/Arquivo

Serão cerca de quatro quilómetros de extensão, a ligar a Estação de São Sebastião a Alcântara, passando pelas Amoreiras, pela Jardim da Parada, em Campo de Ourique, pela Avenida Infante Santo, para depois terminar num troço em viaduto por cima do acesso à Ponte 25 de Abril. Estão previstos três anos de obras para ligar todos estes pontos por um túnel, mas será na construção da recta final em viaduto que são previstos mais impactos para os lisboetas: a demolição de edifícios, entre os quais parte do Baluarte do Livramento, estrutura militar do século XVII, e a demolição e posterior reconstrução de um prédio que os carris do metro vão atravessar.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Serão cerca de quatro quilómetros de extensão, a ligar a Estação de São Sebastião a Alcântara, passando pelas Amoreiras, pela Jardim da Parada, em Campo de Ourique, pela Avenida Infante Santo, para depois terminar num troço em viaduto por cima do acesso à Ponte 25 de Abril. Estão previstos três anos de obras para ligar todos estes pontos por um túnel, mas será na construção da recta final em viaduto que são previstos mais impactos para os lisboetas: a demolição de edifícios, entre os quais parte do Baluarte do Livramento, estrutura militar do século XVII, e a demolição e posterior reconstrução de um prédio que os carris do metro vão atravessar.