Mais de um terço dos professores não tiveram qualquer formação para a tecnologia nas salas de aula

Estudo de dois investigadores da Universidade do Minho dá ainda conta de que cerca de 31% dos inquiridos não utiliza a tecnologia disponível na escola porque esta “nem sempre funciona” e que por isso “é mais um obstáculo do que um benefício”.

Foto
Para este estudo foram inquiridos 2500 professores Rui Gaudêncio

Mais de um terço (36%) dos professores não tiveram qualquer formação para o uso da tecnologia nas salas de aula. As conclusões são de um estudo elaborado por dois investigadores da Universidade do Minho (UM), que dá conta de que, apesar de a maioria (86%) dos 2580 inquiridos considerar que o uso do digital é uma prioridade na escola, há uma lacuna grande no processo formativo. Ao PÚBLICO, directores escolares notam a falha na formação do corpo docente para o digital e a respectiva necessidade de investimento.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Mais de um terço (36%) dos professores não tiveram qualquer formação para o uso da tecnologia nas salas de aula. As conclusões são de um estudo elaborado por dois investigadores da Universidade do Minho (UM), que dá conta de que, apesar de a maioria (86%) dos 2580 inquiridos considerar que o uso do digital é uma prioridade na escola, há uma lacuna grande no processo formativo. Ao PÚBLICO, directores escolares notam a falha na formação do corpo docente para o digital e a respectiva necessidade de investimento.