Sucessores de Edgar Cardoso favoritos à execução do projecto da nova ponte sobre o Douro

Três consórcios liderados por gabinetes de engenharia portugueses ganharam o direito a disputar o concurso para a execução do projecto.

Fotogaleria

Será, como se pedia, mais alta que a ponte da Arrábida “para não ser um obstáculo visual” no horizonte hoje dominado por esta obra de arte património nacional. Pensada para ser construída em betão, como a de Edgar Cardoso, a proposta vencedora da travessia para a nova linha do metro do Porto, desenhada por um consórcio liderado pela firma herdeira do saber acumulado pelo mais famoso engenheiro de pontes português, desenvolve-se em pórtico, com um vão principal de 430 metros, que suportaria um tabuleiro de 692 metros unindo as margens do Porto e de Gaia.  

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Será, como se pedia, mais alta que a ponte da Arrábida “para não ser um obstáculo visual” no horizonte hoje dominado por esta obra de arte património nacional. Pensada para ser construída em betão, como a de Edgar Cardoso, a proposta vencedora da travessia para a nova linha do metro do Porto, desenhada por um consórcio liderado pela firma herdeira do saber acumulado pelo mais famoso engenheiro de pontes português, desenvolve-se em pórtico, com um vão principal de 430 metros, que suportaria um tabuleiro de 692 metros unindo as margens do Porto e de Gaia.