Barraqueiro vai usar carruagens espanholas Talgo para operar entre Braga e Faro

CP diz que proposta da Barraqueiro pôe em causa o equilíbrio financeiro da empresa estatal e aponta impossibilidades técnicas na operação

Foto

A B-Rail, empresa do grupo Barraqueiro, que pretende tornar-se o primeiro operador ferroviário de longo curso em Portugal, deverá alugar ou comprar carruagens a Espanha para os seus percursos entre Braga e Faro. Tratam-se das carruagens Talgo, idênticas aquelas que até há um ano e meio faziam o Sud Expresso e o Lusitânia Expresso, conhecidas por serem invulgarmente baixas e curtas. Em vez de uma “caixa” que assenta num conjunto de rodados (bogies) em cada extremidade, estas carruagens partilham um único rodado com a carruagem seguinte, diminuindo assim o peso e o atrito de toda a composição.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A B-Rail, empresa do grupo Barraqueiro, que pretende tornar-se o primeiro operador ferroviário de longo curso em Portugal, deverá alugar ou comprar carruagens a Espanha para os seus percursos entre Braga e Faro. Tratam-se das carruagens Talgo, idênticas aquelas que até há um ano e meio faziam o Sud Expresso e o Lusitânia Expresso, conhecidas por serem invulgarmente baixas e curtas. Em vez de uma “caixa” que assenta num conjunto de rodados (bogies) em cada extremidade, estas carruagens partilham um único rodado com a carruagem seguinte, diminuindo assim o peso e o atrito de toda a composição.