Que música dança a dança?

A propósito de O Canto do Cisne, de Clara Andermatt com música de Vítor Rua, e em diálogo com os criadores, reflectimos sobre as possibilidades de casamento contemporâneo da música com a dança.

Foto
O Canto do Cisne HUGO DAVID

No penúltimo dia do Festival ao Largo, fomos ouvir a dança. Chamava-nos especialmente a primeira peça de Clara Andermatt, mas com os olhos postos na música de Vítor Rua. Que música quer e pode dançar a dança, afinal? A questão é vasta, mas não nos podemos afastar do nosso objecto concreto: O canto do cisne, remontagem do espectáculo de Clara Andermatt de 2004, uma das últimas peças dançadas pelo Ballet Gulbenkian antes da sua extinção.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

No penúltimo dia do Festival ao Largo, fomos ouvir a dança. Chamava-nos especialmente a primeira peça de Clara Andermatt, mas com os olhos postos na música de Vítor Rua. Que música quer e pode dançar a dança, afinal? A questão é vasta, mas não nos podemos afastar do nosso objecto concreto: O canto do cisne, remontagem do espectáculo de Clara Andermatt de 2004, uma das últimas peças dançadas pelo Ballet Gulbenkian antes da sua extinção.