Se o mundo muda, por que não haveria de mudar A Porta?

Apesar do momento “agridoce”, festival que passou do centro de Leiria para a Villa Portela continua a alimentar a noção de construção participada.

Fotogaleria

Debaixo de um pequeno telheiro erguido em pilares de tijoleira e suportado por ripas de madeira, está uma pequena maquete da Villa Portela, a casa no centro de Leiria que acolhe uma peculiar edição do Festival A Porta. Em torno do telheiro, suspensas em fio de sisal, estão dezenas de postais. Cada um tem duas perguntas: uma sobre o que se imagina que aconteceu nesta casa e jardim e outra sobre o que se acha que pode vir a ser no futuro. As respostas resultam de um exercício colectivo promovido pela organização d’A Porta para imaginar um futuro para um edifício está devoluto. São de crianças e idosos e vão do campo do possível a mundos imaginados, como o asteróide que ali caiu, a casa do chocolate infinito, ou a necessidade de criar um museu ou uma escola.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Debaixo de um pequeno telheiro erguido em pilares de tijoleira e suportado por ripas de madeira, está uma pequena maquete da Villa Portela, a casa no centro de Leiria que acolhe uma peculiar edição do Festival A Porta. Em torno do telheiro, suspensas em fio de sisal, estão dezenas de postais. Cada um tem duas perguntas: uma sobre o que se imagina que aconteceu nesta casa e jardim e outra sobre o que se acha que pode vir a ser no futuro. As respostas resultam de um exercício colectivo promovido pela organização d’A Porta para imaginar um futuro para um edifício está devoluto. São de crianças e idosos e vão do campo do possível a mundos imaginados, como o asteróide que ali caiu, a casa do chocolate infinito, ou a necessidade de criar um museu ou uma escola.