Filipe de Edimburgo continua internado, mas “bem-disposto”

O marido da rainha Isabel II deu entrada num hospital londrino na noite de terça-feira.

Foto
Em 2017, Filipe deixou de ter obrigações públicas LUSA/FACUNDO ARRIZABALAGA

O príncipe Filipe, de 99 anos (completa o centenário no dia 10 de Junho), encontra-se “bem-disposto”, apesar de se manter hospitalizado “por precaução”, noticiou esta quinta-feira a britânica BBC, citando fonte do palácio.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O príncipe Filipe, de 99 anos (completa o centenário no dia 10 de Junho), encontra-se “bem-disposto”, apesar de se manter hospitalizado “por precaução”, noticiou esta quinta-feira a britânica BBC, citando fonte do palácio.

Segundo os vários órgãos de comunicação social ingleses, que acompanham com grande atenção a evolução do duque de Edimburgo, o seu estado de saúde não está relacionado com um quadro de covid-19 (para a qual já foi vacinado, em Janeiro, ao mesmo tempo que Isabel II e antes de Carlos e Camila) nem inspira grandes cuidados, tendo em conta que os vários membros da realeza mantiveram as suas agendas inalteradas: a rainha, de 94 anos, falou ao telefone com o almirante Tony Radakin sobre o trabalho da Marinha Real no país e no estrangeiro, enquanto o príncipe Carlos visitou, acompanhado da mulher Camila, o Hospital Rainha Isabel, em Birmingham, onde se dirigiu aos doentes e aos profissionais do NHS, o serviço nacional de saúde do país.

Filho do príncipe André da Grécia e Dinamarca e da princesa Alice de Battenberg, Filipe Mountbatten nasceu na Grécia, em 1921, como membro das famílias reais grega e dinamarquesa. Quando tinha pouco mais de um ano de idade, devido ao Golpe de 1922, fugiu com a família do país (conta que foi escondido numa caixa de laranjas), tendo estudado em França, Inglaterra, Alemanha e Escócia. Em 1939, ingressou na Marinha Real Britânica, altura em que se começou a corresponder com a filha mais velha de Jorge VI, que viria a herdar a coroa do pai.

Depois da Segunda Guerra, Filipe recebeu permissão do rei para se casar com Isabel. O enlace ocorreu no dia 20 de Novembro de 1947, após cinco meses de noivado. Ao se casar, Filipe recebeu os título de Sua Alteza Real e duque de Edimburgo. O casal teve quatro filhos – Carlos, príncipe de Gales, Ana, princesa real, André, duque de Iorque, e Eduardo, conde de Wessex – e já soma oito netos e nove bisnetos (o último, filho da princesa Eugenie e de Jack Brooksbank, nasceu a 9 de Fevereiro, havendo pelos menos mais dois a caminho: Zara Tindall espera o terceiro filho, e Harry e Meghan anunciaram o segundo bebé.

Fotogaleria

Há exactamente 73 anos, a 20 de Novembro de 1947, Isabel e Filipe trocavam juras de compromisso diante de milhões de pessoas — o casamento foi testemunhado por cerca de 200 milhões em todo o mundo, graças à emissão especial da BBC, que transmitiu a gravação da cerimónia.

PÚBLICO