Projecto liderado pela Binaural Nodar vence Grande Prémio Europa Nostra

O projecto Rede Tramontana III foi um dos distinguidos com o Grande Prémio Europeu do Património Cultural/Europa Nostra 2020, anunciou esta terça-feira a organização.

Foto

A Associação Cultural Binaural Nodar, da região Viseu Dão-Lafões, viu o projecto Rede Tramontana III, que coordena, ser um dos distinguidos com o Grande Prémio Europeu do Património Cultural/Europa Nostra 2020.

Além da Rede Tramontana III, que junta organizações de Portugal, Espanha, França, Itália e Polónia – e que visa preservar arquivos de memória em zonas europeias montanhosas e rurais –, o Grande Prémio Europeu do Património Cultural/Europa Nostra 2020 distinguiu ainda  a reabilitação da Basílica de Santa Maria di Collemaggio, em Áquila, Itália, e a exposição Auschwitz. Não há muito tempo. Não muito longe, um projeto polaco-espanhol que assinalou o 75.º aniversário da libertação do maior campo de concentração nazi.

As escolhas foram feitas entre 21 “realizações exemplares”, de 15 países europeus, que em Maio tinham recebido o Prémio Europa Nostra. O Prémio Escolha do Público foi para o projeto de educação e sensibilização Ambulância para os Monumentos, da Roménia, que salvou centenas de edifícios classificados do país, através de uma rede de organizações activas na área do património.

Nesta votação online participaram “mais de 12.000 cidadãos de toda a Europa”, segundo um comunicado divulgado esta terça-feira pelo Centro Nacional de Cultura, que em Portugal representa a organização Europa Nostra.

Em Maio, quando venceu o Prémio Europa Nostra, ficando candidata ao Grande Prémio, a associação Binaural disse à Lusa que a distinção vinha “dar força” ao trabalho de permanência dos vários parceiros em territórios rurais.

Sugerir correcção