Brandos Costumes vence prémio de podcast do ano

Prémios Podes 2020 entregaram prémios em 15 categorias. Segunda edição do festival de podcasts decorreu num ano com “um grande impacto na criação de novos formatos”, diz o director do festival.

O podcast de Pedro Paulos, Marta Rocha e Angelina Velosa​, Brandos Costumes, foi escolhido como podcast do ano pelo júri dos Prémios Podes 2020. A cerimónia de entrega de prémios decorreu este domingo no auditório do PÚBLICO, em Lisboa, com transmissão televisiva no Canal Q.

O Brandos Costumes, que também venceu a categoria “Cultura e entretenimento”, é um podcast ​que aborda os caminhos e histórias da música portuguesa.

No total foram entregues prémios em 15 categorias representativas da abrangência de temáticas dos podcasts portugueses. Os programas mais premiados nesta edição foram o FumaçaHistórias da bola para adormecer e Brandos Costumes​, com dois prémios cada.

O júri foi composto por 16 membros que decidiram os nomeados finais e os vencedores de cada categoria, assim como o vencedor do podcast do ano. 

Foto
Membros do júri 2020

A entrega dos prémios Podes é o culminar de uma semana de programação dedicada aos podcasts nacionais e cujo conteúdo está disponível on-demand em publico.pt/podes

Ao PÚBLICO, o director do festival, Márcio Barcelos, diz que, apesar do contexto da pandemia, “nunca considerou” não fazer a edição de 2020 do Podes. Tendo em conta que este ano “teve um grande impacto na criação de novos formatos”, Márcio Barcelos destacou aquilo a que chama de “franco crescimento [do festival] desde a primeira edição”, prometendo um regresso em 2021, estando “curioso para ver em que moldes”.

O Podes - Festival de Podcasts é uma organização da Portcasts em parceria com o PÚBLICO, que produz mais de uma dezena de podcasts de acesso aberto, disponíveis nas várias plataformas de podcast e aplicação do seu jornal.

Sugerir correcção