Pedro Saleiro criou um software para combater desigualdades

Chama-se Aequitas e é uma ferramenta que ajuda os governos a fazer escolhas mais precisas na alocação de recursos. Mede qualquer tipo de discriminação que esteja a ser praticada. Pedro Saleiro, um dos criadores, defende a recolha de dados étnico-raciais em Portugal.

Foto
Daniel Rocha

Pedro Saleiro é especialista em inteligência artificial e participou nas Conferências de Lisboa, onde se debateram as mudanças globais. Doutorado em Machine Learning and Information Retrieval na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, trabalhou, durante o pós-doutoramento, na Universidade de Chicago com Rayid Ghani no Center for Data Science and Public Policy. É um dos criadores da Plataforma Aequitas, uma ferramenta para auditar e detectar práticas tendenciosas e discriminatórias em sistemas de inteligência artificial, e nesta entrevista explica-nos como é que isso é feito.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção