Está preparado para este ano lectivo? Eis o que não pode faltar

A campainha já tocou e anuncia um ano lectivo ainda mais desafiante e autónomo, onde ferramentas como computador portátil, tablet e plataformas de ensino digital vão ser imprescindíveis. Prepare-se para este ano lectivo com a campanha especial da Huawei e Porto Editora e garanta uma aprendizagem mais completa.

Foto
D.R. Pexels

O ano lectivo 2020/21 já começou e está a ser uma temporada escolar como nunca se viu: máscaras, distanciamento, intervalos mais curtos e uma aposta declarada em conteúdos digitais. O período é de adaptação a dezenas de novos procedimentos e formas de ensino, muitos deles testados pela primeira vez. 

Para este ano lectivo, prevê-se um investimento histórico em material de apoio online e em plataformas digitais de ensino. São os próprios técnicos da DGS a admitir que o regime de aulas presenciais pode ser substituído por um sistema misto ou online a partir de certa altura, caso o Governo entenda reforçar as medidas de confinamento durante o Inverno, à entrada do segundo período de aulas.

Nesse caso, é importante que as famílias estejam preparadas para longos momentos em que as crianças aprendem à distância, salvaguardando indicações das escolas ou situações súbitas de surtos locais. Este “plano B” deve assentar em material online e ferramentas, como tablets ou computadores portáteis adaptados ao grau de ensino, que permitam aos pais e alunos acompanharem os programas escolares. Esta prova terá de ser de fácil acesso, potenciando a autonomia das crianças e uma cuidada gestão de tempo às famílias.

Mas afinal … qual o computador portátil ou tablet mais indicado?

Esta é uma questão que, seguramente, preocupa muitos pais e encarregados de educação neste arranque do ano lectivo. Para os ajudar a seleccionarem o equipamento mais completo e adequado ao nível de escolaridade, a Huawei e a Porto Editora anunciaram uma parceria no final de Agosto. A Huawei apresenta os tablets e computadores para os estudantes de todas as idades, e oferecem um ano grátis de subscrição da “Escola Virtual”, a maior plataforma portuguesa de ensino à distância, na compra de um tablet ou computador da Huawei (consultar os modelos seleccionados no website da marca).

Clique na fotogaleria para ver alguns dos equipamentos Huawei sugeridos para este ano lectivo 

Huawei MatePad T8
Huawei MateBook 14
Huawei MateBook D 14
Fotogaleria
Huawei MatePad T8

A Huawei tem equipamentos adequados a cada grau de ensino: para o 1º e 2º ano do Ensino Básico, a marca aconselha os tablets Huawei MatePad T8. Concebido para ser utilizado por pais e filhos, este tablet oferece ferramentas divertidas e educacionais para as crianças e controlos parentais e o seu modo conforto ajuda a proteger os olhos dos seus filhos da luz azul prejudicial. Com uma bateria de longa duração - garante-lhe cerca de 12 horas de reprodução de vídeo e 12 horas de navegação na Web - e um desempenho de confiança, este é o tablet que vai deixar todas as crianças prontas para os novos desafios do ano lectivo. Além disso, é tão leve (pesa apenas 310g!) que pode facilmente colocá-lo na bolsa ou levá-lo para qualquer lado.

Para crianças do 3º ao 6º ano, a recomendação recai em dois equipamentos da gama Huawei MatePad: Huawei MatePad 10.4 ou Huawei MatePad Pro. Com uma capa protectora e uma caneta própria incluída, que permite escrever e desenhar no ecrã, a ideia é que as crianças trabalhem a motricidade fina e a caligrafia, mesmo tendo aulas quase exclusivamente através de ecrãs. O Huawei MatePad Pro permite ainda mudar para Modo PC com apenas um toque. O desktop flexível permite que várias aplicações façam zoom, arrastem e se organizem de acordo com as suas necessidades ou a dos mais novos. 

Para os adolescentes, do 7º ao 12º ano, a Huawei tem ferramentas mais potentes e versáteis, capazes de acompanhar trabalhos mais exigentes. O portátil Huawei MateBook D é dos melhores companheiros para os alunos tendo em conta que: é um computador leve e compacto, ideal para ser levado numa mochila sem incomodar, o ecrã FullView de 14 ou 15 polegadas ilumina os detalhes dos vídeos didácticos e a bateria de grande autonomia significa que não vai precisar de andar sempre com o carregador atrás. Na compra do MateBook D, até 30 de Setembro está ainda incluída uma mochila desenhada exclusivamente para o computador, um rato wireless, e o tablet Huawei MatePad T8.

O que é a “Escola Virtual”?

O projecto da Porto Editora foi lançado há 15 anos e pretende ser uma ferramenta digital de apoio ao estudo, com vídeos, imagens, animações e gráficos, exercícios e explicadores online da matéria de cada ano escolar, do 1º ao 12º. Durante o período de confinamento, a Escola Virtual registou mais de um milhão de utilizadores e é, segundo Vasco Teixeira, Administrador do Grupo Porto Editora, a principal plataforma de ensino à distância para a Educação no nosso país. “Toda a comunidade – professores, alunos, pais e encarregados de educação – reconhecem a qualidade dos nossos conteúdos educativos digitais e, ao mesmo tempo, o nível de inovação e desenvolvimento tecnológico que a Escola Virtual apresenta, o que permite que seja utilizada em diferentes contextos e responda, com excelentes resultados, a diversas necessidades”, afirma.

Cada bloco de conteúdo pedagógico – que inclui o manual, livros de fichas, cadernos de apoio ao estudo e conteúdo online – demora pelo menos dois anos a ser criado pela equipa. A plataforma tenta manter os alunos interessados com um sistema de pontuação e crachás, atribuídos com base nos exercícios e testes que vão ultrapassando, como se fossem níveis de um jogo. Algumas das animações da Escola Virtual foram exibidas no programa da RTP #EstudoemCasa, durante o tempo de ensino à distância, no pico da pandemia.

Como ter acesso gratuito à Escola Virtual?

Na compra de um Huawei MatePad ou Matebook, a Huawei oferece a subscrição de um ano da Escola Virtual. A oferta da assinatura da Escola Virtual estará disponível por um ano lectivo, do 1º ao 12º ano e deverá ser activada no site da Huawei Portugal. A campanha é limitada ao stock existente.