Krista Leesi venceu o Prémio Aquisição da Bienal de Arte Têxtil de Guimarães

Em Wallpaper & wall hanging, a artista estoniana parte duma imagem da entrada do Museu de Arte Aplicada e Design da Estónia, sugerindo que “a fotografia é impressa em papel como papel de parede e a mesma imagem também é tecida com ‘teares Jacquard’ como decoração de parede”.

Foto
A Bienal de Arte Têxtil Contemporânea decorre em Guimarães até 25 de Outubro. DR

A estoniana Krista Leesi foi a vencedora do Prémio Aquisição com o trabalho Wallpaper & wall hanging, atribuído ao abrigo da Contextile 2020 - Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, a decorrer em Guimarães até 25 de Outubro.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A estoniana Krista Leesi foi a vencedora do Prémio Aquisição com o trabalho Wallpaper & wall hanging, atribuído ao abrigo da Contextile 2020 - Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, a decorrer em Guimarães até 25 de Outubro.

Em comunicado enviado à Lusa, a organização do evento aponta que o júri internacional escolheu aquele trabalho entre as 59 obras finalistas de 50 artistas de 29 países, tendo concorrido um conjunto de 870 artistas de 65 países com 1150 obras.

A Contextile, que em 2020 tem como tema Lugares de Memória, atribuiu ainda a 1.ª Menção Honrosa ao trabalho Network, da lituana Monika Zaltauskaite Grasiene, e a 2.ª Menção Honrosa à peça Nativité, da francesa Aurélia Jaubert.

Segundo explica Krista Leesi, Wallpaper & wall hanging assenta “numa imagem de parede externa do que resta da entrada do Museu de Arte Aplicada e Design da Estónia”, sugerindo que “a fotografia é impressa em papel como papel de parede e a mesma imagem também é tecida com ‘teares Jacquard’ como decoração de parede”.

O Prémio Aquisição é adquirido pelo município de Guimarães.

Até 25 de Outubro, aquela que é considerada "a mais importante mostra de arte têxtil contemporânea” tem a sua exposição internacional patente no Palácio Vila Flor.

Em vários espaços da cidade de Guimarães há mostras da exposição: no Convento de Santo António dos Capuchos estão as Residências Artísticas bem como o artista convidado Stephen Schofield (Quebec, Canadá), enquanto a outra artista convidada, Magda Sobo (Polónia), tem os seus trabalhos expostos no Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitectura. Já o Instituto de Design acolhe a mostra Emergências, Educação e Criação Têxtil resultante do intercâmbio com as Escolas de Arte nacionais de ensino artístico têxtil.

A organização destaca que a Contextile 2020, que decorre em tempos de pandemia, “soube reinventar-se, respondendo, apesar dos enormes condicionalismos, à sua concretização no tempo e espaço a que estava destinada”.